Ceará exporta a maior parte da produção de melão do Estado
Clima quente e seco, alta luminosidade é tudo o que o melão precisa. Só na fazenda no litoral leste do Ceará, a 200 quilômetros de Fortaleza, são plantados três mil hectares da fruta. O melão é produzido o ano inteiro. Nesta época, a colheita chega a 120 toneladas por semana.
Mesmo com pouca chuva, a produção de melão na região litorânea do Ceará não caiu. Como a plantação é mantida por irrigação, com água de poços profundos, o ritmo da colheita continuou. Por mais um ano, o melão será a fruta fresca mais exportada pelo Brasil. Quando saem do campo os frutos recebem um tratamento especial.
“O fruto é lavado e recebe fungicida. Daí, é embalado e enviado para a câmara de resfriamento. Nós precisamos resfriá-lo para que ele tenha uma vida de prateleira maior”, explicou a engenheira agrícola Valesca Souza.
Toda variedade de melão tem um país consumidor certo. O amarelo é o preferido dos ingleses e holandeses. Noventa por cento do melão vai para a Europa. Na Espanha, o campeão tem nome de pele de sapo. Ele é maior e mais doce que os outros. Mesmo assim, para merecer o paladar do consumidor, as frutas passam por testes.
O Ceará é o principal produtor de melão do país, com 50% da safra.
0 comentário
Nascido e criado em uma favela do Rio de Janeiro, empreendedor utiliza o Bean-to-Bar como agente de uma mudança coletiva
Banana/Cepea: Nanica está em valorização em Bom Jesus da Lapa
Gana perdeu 160 mil t de cacau para contrabando em 2023/24, diz Cocobod
Mandioca/Cepea: Estiagem já provoca perdas e preocupa agentes
Mamão/Cepea: Altas temperaturas favorecem o aumento de oferta de havaí
Uva/Cepea: Rentabilidade da BRS vitória fecha positiva em agosto