Safra de abacate em São Paulo é considerada de ótima qualidade

Publicado em 05/05/2010 10:38 1229 exibições

A atual safra de abacate em Tupã, no centro-oeste de São Paulo, é considerada de ótima qualidade. Choveu na hora certa e a produção aumentou. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

O agricultor Jorge Honório Manfré levou um susto na época da safra. O comum sempre foi colher 11 mil caixas de abacate por ano. Mas desta vez o número superou as expectativas. Nos oito pés da fruta serão colhidas 40 mil caixas. “Depois de tantos anos de luta, alegra saber que conseguimos chegar lá, graças a Deus”, falou.

Agora, todo mundo quer saber qual o segredo de tanta produtividade. Não foram nem o adubo nem o cuidado com a terra. Foi sim o excesso de chuva no final do ano passado. Cada árvore produzia quatro caixas. Mas este ano 20 serão colhidas. Os pés estão tão carregados que vários bambus foram colocados para apoiar o peso e impedir que os galhos quebrem.

De acordo com o engenheiro agrônomo Maurício Lou Daneluti, há quatro anos a região de Tupã sofria com a seca. A escassez de água prejudicava a produtividade da planta. “A chuva ajudou no florescimento e no desenvolvimento dos frutos”, disse.

Mas a chuva que alimenta a plantação também pode causar doenças por causa da alta umidade na raiz. O agricultor não tem escolha. Ele precisa usar mais defensivos agrícolas para garantir a qualidade da fruta.

O agricultor Benjamin Reinas redobrou os cuidados com o pomar. Só este ano já foram feitas cinco pulverizações. São custos que, segundo ele, no final valem à pena. A expectativa agora é que a boa produtividade dos frutos dure por muito tempo.

São Paulo é o principal produtor de abacate do Brasil.

 

 

 

 

Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário