Se não der geada, preços de hortifrutigranjeiros devem continuar em baixa

Publicado em 16/06/2010 16:08
O economista Flávio Godas, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp), prevê uma tendência de preços em baixa para a maioria das frutas, verduras e legumes. A menos que ocorram geadas esse cenário deve prevalecer até novembro.

De acordo com Godas, sempre que cai a temperatura há redução do consumo da maioria das frutas, legumes e hortaliças. Isso tem colaborado para uma queda da inflação.

Entre as exceções estão o mamão da Amazônia (papaya) e a cebola, ambos incluídos na lista dos itens que ainda pressionam o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), conforme divulgado hoje (16) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O mamão passou de uma alta de 10,75% para 8,74% e a cebola, de 13,34% para 12,08%. Segundo o Índice da Ceagesp, na semana passada o papaya estava cotado em alta de 18,68%.

“O mamão não deve subir mais, mas também não deve cair pelo menos por este mês, permanecendo em patamar elevado”, informou o economista.

Quanto à cebola, vinda do Sul e da Argentina, a tendência é de uma regularização dos preços, porque os atacadistas estão comprando a produção de outros locais, como Minas Gerais, Pernambuco e também do município de Monte Alto, no interior de São Paulo.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário