Otimismo com safra do pêssego de Porto Alegre/RS

Publicado em 04/11/2010 06:41
Porto Alegre abre colheita do ciclo 2010/11 da fruta, que deverá superar em 16,6% a produção do ano passado.
Os produtores de pêssego da zona rural de Porto Alegre/RS abriram oficialmente a safra 2010/11, ontem (3), em clima de otimismo. O motivo é uma colheita projetada em 1,4 milhão de quilos, 16,6% a mais do que a do ano passado (1,2 milhão de quilos da fruta). O resultado é atribuído a dois fatores: ao clima ensolarado que garantiu frutos mais doces e à ação lançada em 2007 pela prefeitura e pelo sindicato rural da Capital, que possibilitou a doação de 35 mil mudas de pessegueiro para quem quisesse apostar na atividade. "O diferencial é a qualidade. O que é colhido no sábado a tarde é vendido no domingo pela manhã", disse o presidente do sindicato Cleber Vieira. Segundo ele, o custo de produção está em R$ 1,50 por quilo, e a fruta é comercializada ao consumidor por R$ 3,50 por quilo.

A cultura ocupa 150 hectares na Capital e a meta é que, na próxima safra, a produção atinja 2 milhões de quilos. O prefeito José Fortunati destaca que o incentivo ao pêssego representa a valorização de uma importante área da cidade. "Poucos gaúchos sabem o que o setor rural de Porto Alegre produz." Parte da safra será comercializada durante a 26 Festa Municipal do Pêssego, durante todos os finais de semana até 21 de novembro, no Centro de Eventos Rurais da Vila Nova. A perspectiva é que sejam vendidas 100 toneladas da fruta, incluindo negócios no Largo Glênio Peres durante os dias de semana.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário