Produtores de maçã estão preocupados com o aumento das importações da fruta

Publicado em 11/11/2010 09:10
564 exibições
Foi apresentado um plano de reestruturação da cadeia produtiva da fruta para os próximos dez anos.
Os produtores de maçã pediram nesta quinta, dia 10, que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fique atento à situação de mercado fruta. O pedido foi feito em reunião com o ministro Wagner Rossi. Segundo eles, a crescente importação de maçã, principalmente do Chile, tem prejudicado o setor.

Nós alertamos o ministro que é preciso dar suporte ao produtor nacional de maçã disse o presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura Brasileira, deputado Afonso Hamm (PP-RS). Para o deputado, já que o setor não consegue frear as importações, é necessário estimular a comercialização da maçã nacional.

Os produtores também apresentaram ao ministro um plano de reestruturação da cadeia produtiva da fruta para os próximos dez anos. O plano foi desenvolvido pelas associações de fruticultura em conjunto com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), instituição pública de fomento à economia dos Estados do sul do país. A instituição é credora de 80% da dívida do setor. O projeto prevê uso maior de tecnologia na produção da fruta.

Com base em estudos, nós percebemos a necessidade de aumentar a industrialização da cadeia produtiva da maçã disse o superintendente de recuperação de crédito do BRDE, Paulo Reis.

O plano prevê também medidas de curto prazo, como a prorrogação das dívidas dos produtores de fruta. De acordo com o superintendente, o setor frutífero não é beneficiado com aumentos de prazo das dívidas como ocorre, por exemplo, com os produtores de grãos.
Tags:
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário