Produtores de maçã estão preocupados com o aumento das importações da fruta

Publicado em 11/11/2010 08:10
Foi apresentado um plano de reestruturação da cadeia produtiva da fruta para os próximos dez anos.
Os produtores de maçã pediram nesta quinta, dia 10, que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fique atento à situação de mercado fruta. O pedido foi feito em reunião com o ministro Wagner Rossi. Segundo eles, a crescente importação de maçã, principalmente do Chile, tem prejudicado o setor.

– Nós alertamos o ministro que é preciso dar suporte ao produtor nacional de maçã – disse o presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura Brasileira, deputado Afonso Hamm (PP-RS). Para o deputado, já que o setor não consegue frear as importações, é necessário estimular a comercialização da maçã nacional.

Os produtores também apresentaram ao ministro um plano de reestruturação da cadeia produtiva da fruta para os próximos dez anos. O plano foi desenvolvido pelas associações de fruticultura em conjunto com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), instituição pública de fomento à economia dos Estados do sul do país. A instituição é credora de 80% da dívida do setor. O projeto prevê uso maior de tecnologia na produção da fruta.

– Com base em estudos, nós percebemos a necessidade de aumentar a industrialização da cadeia produtiva da maçã – disse o superintendente de recuperação de crédito do BRDE, Paulo Reis.

O plano prevê também medidas de curto prazo, como a prorrogação das dívidas dos produtores de fruta. De acordo com o superintendente, o setor frutífero não é beneficiado com aumentos de prazo das dívidas como ocorre, por exemplo, com os produtores de grãos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário