Atualizado padrão de qualidade da batata

Publicado em 28/12/2010 17:07
Normas que entram em consulta pública trazem novas regras para produção de sementes e mudas do vegetal

As regras para produção, comercialização e padrão de identidade e qualidade de sementes e mudas (material de propagação) de batata serão atualizadas. A norma fica em consulta pública por 60 dias, a partir desta terça, dia 28, conforme a Portaria nº 572.

– A finalidade é adequar essas regras às novas tecnologias incorporadas ao processo produtivo das mudas, já que a legislação em vigor foi publicada em 1986 – informa o coordenador de Sementes e Mudas do Ministério da Agricultura, José Neumar.

De acordo com o coordenador, a norma também está afinada com atual legislação brasileira de sementes e mudas. A nova legislação inclui as exigências para produção in vitro de mudas e estabelece que deve ser utilizado apenas material certificado e incluído no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). A produção deverá ocorrer em ambiente protegido onde há controle da qualidade da água, dos nutrientes e das pragas.

Será permitido o uso de material de propagação nacional ou importado. Para as mudas provenientes de outros países, o Ministério da Agricultura exigirá um documento que comprove a certificação oficial do local de origem do produto. Caberá ao Ministério da Agricultura fiscalizar o cumprimento da norma a partir de vistoria em campo de produção, em unidade de propagação in vitro, em locais de beneficiamento e armazenamento das mudas, além de análise laboratorial.

As sugestões à consulta pública podem ser encaminhadas para a Coordenação de Sementes e Mudas no email [email protected] ou no endereço Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo A, sala 340, Cep 70.043-900, Ministério da Agricultura, Brasília (DF).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário