Preço do tomate sobe e traz ânimo novo para agricultores do Paraná

Publicado em 28/03/2011 08:50
Começou a colheita no município de Reserva, maior produtor do estado. Os agricultores colhem juntos cerca de 50 mil toneladas por ano.
Começou a colheita do tomate no Paraná. Com a quebra da safra em outras regiões, o preço subiu, trazendo ânimo novo para os agricultores.

O município de Reserva é o maior produtor de tomate do Paraná. São 150 pequenos agricultores, que juntos colhem cerca de 50 mil toneladas por ano. Nesta safra, eles têm muito a comemorar.

Enquanto outras regiões produtoras do país tiveram perdas significativas por causa da chuva, em Reserva, o clima não afetou a produtividade. “A média que a gente tem acompanhado nos últimos anos ficou em torno de 70, 75 toneladas por hectare. Este ano, apesar das chuvas, alguns produtores vão ter produtividade em torno de 80, 85 toneladas por hectare. O produtor que vem acompanhando sempre a lavoura, fazendo monitoramento, vem alcançando boas produtividades mesmo com os problemas climáticos”, explicou o agrônomo Maurício Leniar.

Zélio Debas é um dos que estão colhendo bons números. Dos 12 hectares plantados serão retirados quase 40 mil caixas da variedade longavida. “A expectativa é de mercado ainda mais aquecido nos próximos meses”.

Na safra do ano passado, os produtores estavam preocupados. O preço da caixa do tomate com 25 quilos chegou a custar apenas R$ 8. A reação começou em janeiro e hoje na região de Reserva, o produto está sendo comercializado a R$ 30 a caixa. “Na safra passada, cheguei a jogar tomate fora, todos os produtores da região tiveram prejuízo. Agora, com essa nova safra, com o mercado melhor, acho que vai ser hora do produtor de tomate ganhar dinheiro”, disse o agricultor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário