Estudo orienta plantio de mandioca

Publicado em 05/05/2011 16:15
Agricultura divulga zoneamento agrícola para 19 unidades da federação
Nesta segunda-feira, 2 de maio, o Diário Oficial da União (DOU) publicou quinze portarias que estabelecem as condições favoráveis para o cultivo da mandioca em 18 estados e no Distrito Federal. São eles: Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Acre, Rondônia, Tocantins, Pará, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

A raiz é uma planta rústica com ampla adaptação às condições mais variadas de clima e solo. De acordo com o estudo de risco climático do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a mandioca se desenvolve melhor em ambientes quentes e úmidos e não suporta baixas temperaturas.

A produção em extremos de temperaturas não é aconselhável. No caso de temperaturas elevadas, a brotação das raízes e o tamanho das folhas são afetados. A alta luminosidade, por sua vez, favorece a cultura, mas em períodos de luz maiores que 12 horas a formação das raízes é prejudicada.

O volume ideal de chuvas situa-se entre 1.000 e 1.500 mm, bem distribuídos durante o ano. A falta de umidade no solo pode ser crítica à cultura na fase de enraizamento. Já os excessos podem causar o desenvolvimento de fungos nas raízes. O período de maior sensibilidade está entre 30 e 150 dias após o plantio, na fase de enraizamento.

Para mais informações sobre os municípios aptos e os períodos de plantio ideais, consulte as portarias nº 128, 129, 130, 131, 132, 133, 134, 135, 136, 137, 138, 139, 140, 141, 142.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário