Explosão de melancias preocupa fazendeiros chineses

Publicado em 18/05/2011 11:41

Fazendeiros no leste da China estão perplexos após melancias de suas  plantações terem começado a explodir.

Uma investigação feita pela mídia estatal chinesa  revelou que milhares de metros quadrados de plantações estão sendo perdidos por  causa do problema.

Um programa da Televisão Central da China atribuiu o  problema ao uso excessivo de um produto químico que ajuda a fruta a crescer mais rápido.

Mas especialistas em agricultura não foram capazes de  explicar por que frutas que teriam sido cultivadas sem produtos químicos também explodiram.

Eles mencionaram as condições climáticas e o tamanho  anormal das frutas como possíveis causas.

Sementes Importadas

De acordo com a agência chinesa de notícias Xinhua, 20 fazendeiros de uma cidadezinha na província de Jiangsu plantaram sementes de  melancia importadas do Japão. Dez deles disseram que suas frutas tinham começado  a explodir.

O agricultor Liu Mingsuo disse à Xinhua que mais de  dois terços de suas frutas haviam explodido.

Ele contou que, no dia 6 de maio, aplicou um produto  químico para estimular o crescimento das frutas.

Liu disse que, no dia seguinte, mais de 180 melancias  explodiram.

Porém, segundo relatos, do grupo de dez fazendeiros  cujas frutas explodiram, Liu teria sido o único a usar produtos químicos para ajudar o crescimento das melancias.

Outro fazendeiro, Wang Dehong, que vem cultivando  melancias há 20 anos, não consegue entender por que suas frutas teriam  explodido.
Ele disse não ter usado produtos  químicos.

Engenheiros agrônomos que investigam o incidente não  conseguiram explicar o fenômeno.

A China aprovou o uso de produtos que estimulam o  crescimento em quantidades limitadas. Até o presente, testes mostram que o  produto usado pelos fazendeiros é seguro, informou a  Xinhua.

 Entretanto, à medida que aumenta a preocupação do público com segurança em alimentos, especialistas defendem a introdução de um sistema de  controle de qualidade, detalhando cada estágio da cadeia alimentar e mantendo o  público informado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Alberto Machado Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Sr. João Olivi, o evento dos “ ESTOURO DAS MELANCIAS NA CHINA “, segundo a midia é um mistério. Não sou um Sherlock Holmes mas, há uma GRANDE possibilidade que os chineses que usaram o produto para estimular o crescimento, tiveram como professora Heloisa Ramos, a autora do “livro” Por uma Vida Melhor. Eles leram a BULA e, a interpretaram de forma “ADEQUADA “, veja o resultado !! .... “ E VAMOS EM FRENTE ! ! ! “ ....

    0