Safra de uvas é recorde no Rio Grande do Sul

Publicado em 19/07/2011 07:55
A safra de uvas no Rio Grande do Sul foi recorde neste ano e atingiu 707,2 mil toneladas, 34,2% a mais do que no ano passado. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o crescimento deveu-se ao clima favorável (quente e seco) no período da colheita, de janeiro até a primeira quinzena de abril, e ao aumento da área plantada no Estado, em especial na região serrana. Até agora, a maior safra havia sido a de 2008, com 634 mil toneladas.

Conforme o Ibravin, a colheita de uvas comuns passou de 480,8 mil para 624,9 mil toneladas. Deste total, 51% foram destinados à elaboração de vinhos de mesa e o restante para a produção de sucos.

Já a safra de viníferas, usadas na elaboração de vinhos finos como cabernet sauvignon e merlot, cresceu de 46,1 mil para 82,3 mil toneladas, sendo mais de 60% nos municípios de Bento Gonçalves, Farroupilha, Monte Belo do Sul, Santana do Livramento e Garibaldi. O volume colhido neste ano é suficiente para produzir 41 milhões de litros de vinho.

Responsável por 55% da produção de uvas e por 90% da elaboração de vinhos no país, o Rio Grande do Sul encerrou 2010 com 751 vinícolas registradas, informou o Ibravin. Em 2009, o número era de 741 e com a obrigatoriedade do uso do selo fiscal a partir deste ano a expectativa do instituto é que no mínimo mais cem sejam registradas em 2011.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cacau cai mais de 20% na semana, atingindo mínimas de dois meses
Mamão/Cepea: Preço sobe em quase todas as regiões produtoras
Uva/Cepea: Branca sem semente tem nova valorização no Vale
Tomate/Cepea: Preços registram ligeira queda com intensificação gradual da safra de inverno
Melão/Cepea: Baixa oferta impulsiona preços no NE