Estudo orienta plantio de manga em 3 estados

Publicado em 15/09/2011 12:47 403 exibições
Zoneamento agrícola apresenta a lista completa dos municípios aptos ao cultivo do fruto na Bahia, em São Paulo e Pernambuco
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, nesta quinta-feira, 15 de setembro, estudo de risco climático para o plantio de manga na Bahia, em São Paulo e em Pernambuco. Os melhores períodos para semeadura, as variedades mais indicadas e a relação de municípios que poderão produzir o fruto foram listados nas Portarias 361 a 363 publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com nota técnica publicada no zoneamento, a radiação solar interfere no ciclo vegetativo da planta e no período de desenvolvimento da manga. A cultura requer boa disponibilidade hídrica no solo no período entre o início da frutificação à maturação. A faixa de temperatura ideal para o cultivo da mangueira situa-se entre 24ºC e 30ºC, já que a fruta é bastante resistente à seca.

O zoneamento agrícola indica o melhor período para plantar o fruto em cada município do país, segundo a análise histórica do comportamento do clima. O objetivo é orientar os agricultores sobre os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.

Tags:
Fonte:
MAPA

0 comentário