Buva já está presente em 25% das lavouras de soja do Brasil e, sem manejo, pode causar perdas de até 100%

Publicado em 26/07/2022 13:13
Xtendicam® é um herbicida não seletivo focado no manejo de algumas espécies de plantas daninhas de folhas largas tolerantes de difícil controle

As plantas daninhas têm causado dor cabeça aos produtores de soja nas últimas safras. A buva é atualmente a principal delas e já está presente em cerca de 25% das lavouras de soja do Brasil, aproximadamente 10 milhões de hectares, segundo Felipe Stefaroli, gerente técnico de herbicidas da Bayer. Ela pode causar perdas de 100% nas lavouras, sem intervenção.

A buva (Conyza bonariensis) se controla no manejo da dessecação da soja, ou seja, antes do plantio da cultura.

“O impacto em produtividade está relacionado a como o agricultor planta a sua cultura na safra. É importante que ele sempre comece a cultura no limpo. Ele precisa dessecar muito bem a área para que, no momento do plantio, realize os trabalhos sem a presença de daninhas. Com isso, já se reduz muito a possibilidade de matocompetição”, explica Stefaroli.

De acordo o gerente técnico da Bayer, sem nenhuma intervenção de manejo, as perdas causadas pela buva aos produtores de soja podem ser de até 100%. “Com três plantas por metro quadrado, por exemplo, pode-se perder até quatro sacas de soja por hectare. Com 20 a 25 plantas daninhas por hectare, esses danos vão a mais de 20 sacos por hectare”, afirma.

“As perdas por matocompetição são muito grandes”, reforça o especialista da empresa evidenciando a necessidade de uso de soluções.

“Hoje, os resultados internos e externos do Xtendicam® mostram que ele é um produto que se encaixa muito bem no manejo da buva.

Obviamente, não podemos esquecer as demais plantas e a aplicação do Roundup® Transorb R associado ao Xtendicam® e a plataforma Intacta 2 XTEND”, diz Stefaroli.

O Xtendicam® é um herbicida à base de Dicamba DGA (480 g/L) da Bayer focado no manejo de algumas espécies de plantas daninhas de folhas largas tolerantes e/ou resistentes ao glifosato. 

Neste início de segundo semestre, os produtores de grãos da região Sul do país estão no campo com as culturas de inverno, como trigo, aveia, centeio e cevada. No Cerrado, há a colheita do milho safrinha. 
 

Felipe Stefaroli, gerente técnico de herbicidas da Bayer - Foto: Divulgação

“Esse é um momento importante para o agricultor pensar o que ele vai fazer para a próxima safra. Pode, inclusive, fazer as intervenções de herbicidas que vão ajudar no controle, mas é importante ele se planejar para o momento da dessecação”, diz Stefaroli. No mês de setembro, diversas áreas do país já começam a ter liberação para o plantio da soja.

O gerente ainda destaca outras soluções da Bayer que propiciam ainda mais segurança aos produtores. “O Xtend® Protect é um produto bastante importante nesse manejo de plantas daninhas, e seu uso é aliado ao Xtendicam. O produtor também precisa entender que no momento que ele planta a soja é superimportante que faça a aplicação de herbicidas pré-emergentes, que vão ficar na camada superficial do solo, como o Sumisoya e o Sencor 480®, finaliza.

Na pós-emergência, a companhia ainda traz a família Roundup®. “A buva é uma planta daninha que dificilmente germina dentro da cultura da soja. Então, se houver um bom tratamento na dessecação, ele não vai ter problema”, pontua.

Para saber mais sobre o Xtend® Protect e Xtendicam® e outras soluções da Bayer, clique aqui.

ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É PERIGOSO À SAÚDE HUMANA, À SAÚDE ANIMAL E AO MEIO AMBIENTE. USO AGRÍCOLA. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO. CONSULTE SEMPRE UM AGRÔNOMO. INFORME-SE E REALIZE O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS. DESCARTE CORRETAMENTE AS EMBALAGENS E OS RESTOS DOS PRODUTOS. LEIA ATENTAMENTE E SIGA AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NO RÓTULO, NA BULA E NA RECEITA. E UTILIZE SEMPRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
 

Fonte: Bayer

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita de Resultados: Como o Canal de Denúncias Impacta Positivamente o Agronegócio
Transparência no Campo: A Importância do Canal de Denúncias para o Agronegócio
Desafios e oportunidades da safra de soja serão destaques em evento ao vivo na próxima quinta-feira (18)
Nortox, maior fabricante nacional de agroquímicos, completa 70 anos de presença no campo
Cultivando a Integridade: Como um Canal de Denúncias Fortalece o Agronegócio