Dia Nacional do Calcário: pesquisador destaca importância das altas dosagens

Publicado em 24/05/2023 12:56

As altas dosagens de calcário agrícola ajudam na produtividade no campo e na lucratividade do negócio. O alerta foi feito pelo pesquisador José Antônio Quaggio, que participou do podcast “Papo de Calcário”, que marca o Dia Nacional do Calcário Agrícola. A data é festejada em 24 de maio. 

Com 45 anos de atuação na pesquisa, Quaggio é considerado um dos principais estudiosos sobre a fertilidade do solo. Seu trabalho foi desenvolvido no Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP).

Durante o podcast, o pesquisador disse que o agricultor ampliará a produtividade se aplicar 3 toneladas de calcário para cada tonelada de fertilizante. “Usar calcário gera produtividade, e produtividade é dinheiro no bolso do agricultor”, afirmou Quaggio. 
Em 2022, o consumo de calcário no Brasil aumentou 4,2%. O agronegócio nacional aplicou 56,8 milhões de toneladas do corretivo, ante 54,5 milhões em 2021. 

Os dados são da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal). Para João Bellato Júnior, presidente da Abracal, o consumo deveria estar entre 70 e 80 milhões de toneladas anuais. A revisão das dosagens decorre de situações como as mudanças climáticas e o uso intensivo do sistema de Plantio Direto nas últimas décadas.

Os solos brasileiros são ácidos por natureza, diz Quaggio. Daí a busca da fertilidade envolve a aplicação de calcário antes de outros produtos, como adubo e gesso. O calcário ajuda no enraizamento, um dos principais atributos para boas produtividades, segundo Quaggio.
Quaggio participou do “Papo de Calcário” ao lado de Bellato e do diretor da Abracal, Euclides Francisco Jutkoski.

O podcast está na página da Abracal no Youtube – clique aqui.

Fonte: Abracal

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Convintro Duo chega ao mercado como nova ferramenta contra plantas daninhas resistentes
Formação técnica gratuita em Agropecuária é aposta para reduzir a escassez de mão de obra no setor
Câmara aprova mudanças nas regras de desapropriação de terras para reforma agrária: entenda o que muda
Inadimplência no agronegócio em 2025: o desafio do Banco do Brasil
Getap Inverno 2025 vai premiar campeões de produtividade do milho inverno
Agronegócio passa por momento de difícil acesso ao crédito e produtor precisa tomar decisões técnicas precisas