Agronegócio passa por momento de difícil acesso ao crédito e produtor precisa tomar decisões técnicas precisas
A busca por crédito para custeio, investimento, expansão ou capital de giro é uma constante no campo. Porém, o custo desse capital tem se tornado muito caro devido ao alto patamar dos juros. Como consequência, o agronegócio brasileiro atravessa um período desafiador, marcado por restrições financeiras e pela necessidade urgente de os produtores rurais tomarem decisões técnicas precisas para preservar a saúde financeira de suas operações.
Segundo Jânio Zeferino, CEO da AgroEasy Consultoria & Soluções Financeiras, empresa com uma trajetória de cerca de 15 anos de atuação exclusiva na negociação administrativa de dívidas rurais e empresariais, o atual cenário de endividamento rural é majoritariamente impulsionado por essa realidade de juros elevados e pela prática de rolagem de dívidas, o que impacta até mesmo o score bancário, criando assim uma bola de neve fiscal complexa de ser solucionada.
"Muitos produtores, diante do endividamento, buscam soluções rápidas sem uma análise aprofundada de juros e prazos. Essa abordagem, muitas vezes, leva à conhecida prática do 'mata-mata', onde a rolagem de dívidas apenas posterga e agrava o problema", observa o especialista.
Ele também explica que a safra atual é um reflexo das condições de anos anteriores, que remonta ao período pós-pandemia, época de altas consideráveis para as commodities, o que marcou a safra 2022/2023. Consequentemente, houve um aquecimento nos investimentos no campo e grande alavancagem de crédito.
Porém, a safra 2023/24 foi severamente impactada por secas, causando perdas significativas na produção e na saúde financeira dos produtores rurais. Além disso, os preços internacionais foram recuando gradualmente, diminuindo a flexibilidade da gestão agrícola. Dessa forma, o cenário mudou de favorável para complexo, e a falta de uma gestão cuidadosa e de longo prazo resultou no acúmulo de dívidas que se tornou insustentável.
"Dentre as variáveis que estão dificultando a vida no campo, a escalada dos juros só tem piorado a situação, com o crédito privado e público se tornando escasso e as taxas de juros para operações rurais podendo atingir patamares de 22% a 25%", observa Jânio Zeferino.
Nesse contexto, a dificuldade dos produtores, especialmente os médios e pequenos, em mensurar custos e realizar uma gestão eficaz torna-se um gargalo crítico. No entanto, cortar despesas essenciais, como insumos e tecnologia, pode ter um efeito negativo direto na produtividade e na rentabilidade.
"A solução, portanto, está na otimização da gestão de maquinários, na capacitação da equipe para maximizar a capacidade técnica dos manejos no campo e atuar atentamente nas oportunidades de comercialização", alerta o CEO da AgroEasy.
Além disso, ele recomenda também a adoção de culturas com menores custos operacionais e a reavaliação de áreas menos rentáveis. "Dificilmente teremos uma melhora a curto prazo nos preços de commodities, dada a dinâmica dos grandes players globais e a demanda atual dos compradores, com destaque para a China, que atua com certo conforto em seus estoques domésticos. Estamos em um momento em que as decisões técnicas entre produção e produtividade devem ser feitas racionalmente, pois há pouco espaço para erros", enfatiza.
A renegociação como um caminho viável
Com mais de 15 anos de experiência exclusiva no setor e metodologia própria, é nesse cenário complexo que a AgroEasy Consultoria & Soluções Financeiras se posiciona como especialista em renegociação amigável de dívidas no agronegócio brasileiro.
Mais do que apenas solucionar dívidas, a empresa ajuda produtores e empresários rurais a reconstruir suas histórias, recuperar sua tranquilidade e garantir a continuidade de suas atividades de forma sustentável. Seu foco está em soluções práticas, técnicas e sustentáveis para recuperar a liquidez e retomar o equilíbrio financeiro.
Tudo é realizado com ética e transparência, oferecendo um caminho inteligente para preservar o crédito e a reputação do produtor rural. Por isso, se você busca um caminho inteligente para renegociar suas dívidas de forma amigável, preservar seu crédito e fortalecer a gestão financeira de sua propriedade, visite o site www.agroeasy.com.br e conheça as soluções que disponibilizamos para o seu negócio.