Cientistas norte-americanos descobrem forma de combater o greening cítrico

Publicado em 09/05/2012 14:40
Cientistas norte-americanos descobriram uma forma de combater o greening cítrico, doença bacteriana que afeta a resistência de pés de laranja, limão e tangerina.

Causador de má formação de frutos e amarelamento das folhas, o greening apareceu pela primeira vez na América em março de 2004, na cidade de Araraquara (Brasil). Segundo especialistas, para não contaminar o pomar inteiro, a árvore diagnosticada com a doença precisa ser arrancada pela raiz.

A fim de dar às árvores mais resistência contra o greening, o fitopatologista Erik Mirkov, juntamente com sua equipe do Texas AgriLife Research and Extension Center, pesquisou as proteínas do espinafre, conhecidas por seu amplo espectro de resistência contra vários tipos de bactérias e fungos. Mirkov conseguiu transferir dois genes do espinafre para as plantas. Testes preliminares realizados em estufa indicaram que a experiência foi bem sucedida.

De acordo com Mirkov, um dos genes do espinafre é mais eficiente que o outro, porém trabalham melhor em conjunto. “Agora vamos testar a eficácia dos dois genes nos campos da Flórida”, comentou ele. Se confirmados os resultados, o greening cítrico poderá estar com os dias contados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CIB

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário