Associtrus se reúne com relator do processo do Consecitrus no Cade

Publicado em 04/06/2012 11:09
Associação entrará como terceira interessada no processo que avaliará o estatuto do Consecitrus.
O presidente da Associtrus, Flavio Viegas, o presidente do Conselho, Renato Queiroz e os membros do Conselho, Antônio Carlos Simonetti, de Limeira (SP), e Fernando Francisco Germano, de Aguaí (SP), se reuniram na quinta-feira (24/05) à tarde com o conselheiro Ricardo Ruiz, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Ruiz será relator do processo que irá avaliar o estatuto do Consecitrus. Em uma hora e meia de reunião, os representantes da Associtrus expuseram ao relator a intenção da Associtrus de entrar como terceira interessada no processo e relataram o processo de elaboração do consecitrus, que até agora foi elaborado visando os interesses da indústria.. Flávio Viegas explicou que o encontro foi um primeiro contato, muito produtivo. O relator informou que serão analisadas as propostas que venham a aprimorar a proposta apresentada e que todas as questões pertinentes à relação produtores x indústria poderão ser objeto de inclusão na proposta.  . “Se houver um bom trabalho, o Consecitrus vai ser elaborado à medida que as propostas forem apresentadas ao Cade. Além disso, este processo está apenas começando, segundo o próprio relator”, disse Viegas.

A Associtrus aproveitou a oportunidade para desmentir a versão de que teria se afastado das negociações por discordar do estatuto. “A Associtrus foi excluída do processo pela CitrusBr a partir do momento que se negou a aderir a uma proposta de estatuto que dava à indústria o poder de controlar todo o processo. Além disso, a parte técnica do Consecitrus, que é a mais importante por tratar de quesitos como distribuição da renda na cadeia e remuneração do produtor, foi interrompida em função da urgência da indústria de apresentar a proposta, antes da entrada em vigor da nova lei que regerá o SBDC.

Os produtores temem que o Consecitrus venha a ser controlado exclusivamente pelas indústrias a exemplo do que ocorreu com o Fundecitrus. “A CitrusBr já vem tentando impor as pessoas de sua confiança para os cargos que deveriam ser preenchidos de forma democrática, sem impor, como ocorreu no Fundecitrus, onde os  citricultores são representados pelos “amigos das indústrias”. 

Exemplo disso é a assinatura do estatuto apenas pela Sociedade Rural Brasileira que possui em seu quadro de associados a própria CitrusBr e cujo um de seus diretores é também diretor da Cutrale.
No Senado – A Associtrus aproveitou sua ida a Brasília para agradecer o apoio do senador Eduardo Suplicy (PT/SP) que protestou, na tribuna do Senado, pela forma como foi criado o Conselho dos Produtores de Laranja e das Indústrias de Suco de Laranja (Consecitrus), com a exclusão das entidades representativas dos produtores da fruta. O parlamentar afirmou que a entidade indicada como representativa dos agricultores no Consecitrus é a Sociedade Rural Brasileira, que tem entre seus sócios a Citrus BR, entidade que representa a indústria. Eduardo Suplicy pediu que o bom senso volte à mesa de negociações e que o Consecitrus possa representar todo o setor, com a inclusão da Faesp e da Associtrus. Ele encaminhou cópia de seu pronunciamento ao Cade.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Associtrus

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário