Ministério da Agricultura determina que néctar de laranja tenha 50% de suco da fruta

Publicado em 29/08/2012 08:08
Instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicada no Diário Oficial da União dessa terça-feira (28) eleva dos atuais 30% para 50%, no mínimo, o conteúdo de suco de laranja nas bebidas vendidas como néctar da fruta. A medida dá prazo de 180 dias para que as indústrias se adaptem à determinação. 

De acordo com informação do Mapa, a exigência é de caráter técnico, com vistas a adequar melhor a concentração de suco nos diferentes tipos de bebidas negociadas no varejo. Atualmente, o refrigerante sabor laranja tem no mínimo 10% de suco, o refrigerante e o néctar 30%. Agora, o néctar, que é a bebida não fermentada, com adição de açúcares, vai ter 50% de suco. 

Em nota, o secretário executivo do ministério, José Carlos Vaz, ressaltou que o mercado nacional absorve apenas 10% (aproximadamente 47 milhões de litros) da produção brasileira de suco de laranja. Embora represente pouco para o setor como um todo, ele calcula que a mudança de formulação do néctar vai permitir distribuição adicional de 10 mil toneladas a mais do produto no mercado interno. 

A adoção da medida foi aplaudida pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR). A entidade divulgou comunicado no qual considera a decisão “benéfica”, porque além de ajudar a acelerar o consumo de suco industrializado no país, também contribuirá para reduzir o estoque de 662 mil toneladas de suco concentrado equivalente em poder da indústria. 

O estoque atual de suco de laranja é mais que o triplo do estoque registrado no mesmo período do ano passado, por causa da queda das exportações e do aumento da safra. Para escoar parte da bebida, governo e indústria discutem a viabilidade de direcionar o suco para a merenda escolar e outros movimentos sociais e públicos, de acordo com informação do Mapa. 

Tags:

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Citros/Cepea: Exportações caem para UE, mas crescem aos EUA
Prazo para entrega de relatório Cancro/Greening referente ao segundo semestre vai até 15 de janeiro
Citros/Cepea: Safra 25/26 pode ficar abaixo de 300 mi de caixas pelo 2º ano
Segunda reestimativa da safra de laranja 2025/26 em SP e MG prevê produção de 294,81 milhões de caixas
Citros/Cepea: Tahiti inicia dezembro com reação de preços
Citrosuco anuncia fundo de pensão do Canadá PSP como novo acionista