Seca afetará tamanho da laranja em 14/15; reduzirá potencial de safra em SP

Publicado em 05/02/2014 07:30

O tempo seco e quente deverá resultar em frutos menores do que o normal na próxima safra de laranja de São Paulo, afetando a produtividade do Estado que responde por quase toda a produção nacional destinada à indústria do suco, segundo representantes do setor.

A produção de laranja em São Paulo na temporada 2014/15 poderia crescer até 20 por cento, disse o presidente da Associação Brasileira dos Citricultores (Associtrus), Flávio Viegas, após uma florada bem-sucedida no final do ano passado.

No entanto, o potencial de crescimento da safra, diante da adversidade climática, agora ficaria um pouco abaixo de 15 por cento, segundo o produtor, para quem é difícil fazer estimativas exatas no momento.

A safra anterior de São Paulo, onde estão as indústrias líderes nas exportações globais de suco de laranja, foi estimada em dezembro pelo Ministério da Agricultura em 268,6 milhões de caixas de 40,8 kg.

Leia a notícia na íntegra no site da Reuters.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Citros apresentam diferentes fases de desenvolvimento no Rio Grande do Sul
Citros/Cepea: Embarques à UE voltam a cair em fevereiro
Laranja/Cepea: Safra de qualidade e consumo lento favorecem recuperação dos estoques de suco
Citros/Cepea: Com Safra 25/26 na reta final, últimas indústrias ativas devem encerrar moagem
Citricultura brasileira vive ciclo de estratégias com a retomada da produção e o domínio do mercado global
Citros/Cepea: Envios de suco à UE crescem em janeiro e trazem otimismo ao setor exportador