Cade aprova conselho que reúne produtor de laranja e indústria

Publicado em 19/02/2014 15:51
Porém, atuação do Consecitrus foi condicionada a cumprimento de etapas. Objetivo da entidade é equilibrar negociações no setor.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (19), por unanimidade, o início da operação do Consecitrus, entidade cuja criação foi anunciada há quase dois anos com o objetivo de solucionar divergências históricas entre os produtores da laranja e a indústria de suco da fruta.

Entretanto, o conselho condicionou a validade da decisão desta quarta ao cumprimento, pela direção do Consecitrus, de uma série de restrições. Entre elas está obrigatoriedade de que façam parte do conselho, com direito a voto: a Associação Nacional dos Exportadores (CitrusBR) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB), que pediram a criação da entidade, além da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e a Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus), que representam os produtores de laranja.

Outras condicionantes são a criação de um estatuto a divulgação dele, por um período de 90 dias, em todos os municípios produtores de laranja, que estão principalmente no estado de São Paulo. O descumprimento de qualquer dessas etapas reprova, automaticamente, a decisão que aprovou a criação do Consecitrus.

O relatório também prevê a abertura para que participem do conselho, sem direito a voto, agentes públicos como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de secretarias de agricultura e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes).

Leia a reportagem na íntegra no site G1 

Tags:

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Citros/Cepea: Exportações caem para UE, mas crescem aos EUA
Prazo para entrega de relatório Cancro/Greening referente ao segundo semestre vai até 15 de janeiro
Citros/Cepea: Safra 25/26 pode ficar abaixo de 300 mi de caixas pelo 2º ano
Segunda reestimativa da safra de laranja 2025/26 em SP e MG prevê produção de 294,81 milhões de caixas
Citros/Cepea: Tahiti inicia dezembro com reação de preços
Citrosuco anuncia fundo de pensão do Canadá PSP como novo acionista