RS: Governo age para evitar ingresso de doença que afeta citrus

Publicado em 07/04/2014 07:52

Representantes dos segmentos da Câmara Setorial da Citricultura do Estado e do Vale do Caí foram recebidos, na tarde desta quinta-feira (03.04), pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze.

Criada em 2002, a câmara regional da citricultura do Vale do Caí tem feito um papel importante para a cadeia. Tanto na câmara regional como na estadual são discutidos vários temas, entre eles a defesa sanitária que vem atuando no combate ao ingresso do greening (doença causada por bactérias que afetam os citrus, comprometendo a qualidade da árvore, dos frutos e até de um pomar inteiro). 

Já vem sendo realizado monitoramento do transmissor da doença. A proposta é que neste ano a fiscalização da defesa vegetal da Secretaria da Agricultura seja ainda mais intensa com o acréscimo de funcionários por meio do último concurso público. Serão vistoriadas cargas de laranjas provenientes do centro do país.

O monitoramento do inseto causador da doença acontece em diversas regiões do Estado, em especial em Montenegro, no Vale do Caí, onde o Departamento de Defesa Vegetal da fiscaliza mudas e plantas em floriculturas.
Para Fioreze, é fundamental a orientação aos citricultores, viveiristas e comerciantes de frutas para a defesa sanitária de pomares na região. Na oportunidade, também ocorreu a entrega oficial do convite da abertura da colheita dos citros, que acontece no dia 21 de maio, na localidade de lajeadinho, em Montenegro. A próxima reunião da câmara setorial está marcada para o dia 16 de abril, onde também será feita avaliação da safra 2014.

Greening

Também conhecido como Huanglongbing (HLB), é uma doença altamente destrutiva e de difícil controle. A principal forma de disseminação é através do uso de plantas contaminadas, mas a bactéria também é transmitida pelo inseto Diaphorina citri que se hospeda em todas as variedades cítricas e na planta ornamental conhecida com murta. O inseto pode disseminar a doença por distâncias de até 3,5 Km.

Tags:

Fonte: Sec. Agricultura do RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Clima adverso e greening reduzem estimativa da safra de laranja 2025/26
Itaú BBA: Clima adverso e greening reduzem estimativa da safra de laranja 2025/26
Citros/Cepea: Exportações caem para UE, mas crescem aos EUA
Prazo para entrega de relatório Cancro/Greening referente ao segundo semestre vai até 15 de janeiro
Citros/Cepea: Safra 25/26 pode ficar abaixo de 300 mi de caixas pelo 2º ano
Segunda reestimativa da safra de laranja 2025/26 em SP e MG prevê produção de 294,81 milhões de caixas