Manejo da citricultura é demonstrado na prática para agricultores de Antônio Prado

Publicado em 02/04/2015 12:43

Práticas corretas de poda e raleio de citros foram demonstradas a 28 produtores rurais de Antônio Prado, assistidos pela Emater/RS-Ascar na Chamada Pública da Sustentabilidade, na tarde desta quarta-feira (01/04). A oficina sobre citricultura foi realizada na propriedade do agricultor Darci Donazzolo, na Linha 2 de Julho, Capela Nossa Senhora da Saúde. 

Orientando sobre a poda dos citros, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Ênio Todeschini, demonstrou a maneira correta de cortar os galhos, como fazer a desinfecção das ferramentas a cada árvore podada (com amônia quaternária a 1%) e o isolamento das injúrias causadas pelos cortes (com tinta PVA à base de água), bem como a correta formação da copada da planta, através de uma boa poda de condução. “Com a abertura da copa das plantas, ocorre maior insolação e ventilação, resultando em menor incidência de doenças e, consequentemente, na redução da aplicação de agrotóxicos”, afirma o técnico.

Quanto ao raleio, o agrônomo abordou a época de realização desta prática, quais frutas devem ser retiradas e como proceder. Todeschini salientou a importância da realização do raleio para garantir uma produção mais uniforme a cada ano e a qualidade do produto final, em termos de tamanho, sabor e cor. “Com menor número de frutas por planta, obter-se-á frutas de maior calibre, o que vai impactar em menos necessidade de mão de obra na colheita e menos gastos em caixaria, transporte e armazenagem, além de alcançar preços mais remuneradores”, salienta.

De acordo com Todeschini, o manejo correto da citricultura contribui para o desenvolvimento rural sustentável, com a melhoria da produtividade e da renda e com mais qualidade de vida para as famílias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater - RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário