Safra da laranja tem alta na produtividade no interior de São Paulo

Publicado em 07/12/2017 11:14
Clima com chuvas regulares e reserva energética contribuíram para o número positivo na produção

As chuvas que caíram desde maio no interior de São Paulo favoreceram a produtividade da laranja na região. Segundo Vinícius Trombin, coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES), realizada pelo Fundecitrus, as precipitações são essenciais para o bom desenvolvimento do fruto. “Ela é necessária para a fixação (de meados de outubro a dezembro), influencia no peso (quanto mais chuva, especialmente próxima à colheita, mais pesado o fruto fica) e na queda (uma seca severa pode implicar em maior queda, o que pode ser agravado pela porta-enxerto)”, explica.

Além do alto nível de pluviosidade, outro fator essencial para a produtividade foi a boa reserva energética. Na safra anterior, as árvores tinham produzido pouco e acumularam energia. “Ainda estamos avaliando os números coletados no campo. Em breve teremos uma reestimativa”, afirma Trombin.

O florescimento da laranja se inicia em outubro em grande parte das regiões, e a colheita é normalmente feita em maio do ano seguinte. “O clima ideal para a plantação é o inverno: seco, com temperatura amena e chuvas regulares e bem distribuídas a partir da primavera”, finaliza o especialista.

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, a chuva no interior de São Paulo deve ser regular em dezembro e janeiro, com algumas interrupções (de no máximo uma semana), o que não irá prejudicar o desenvolvimento do fruto. “Esta primeira quinzena será bastante irregular, mas na segunda volta a chover bem. Já em janeiro, podemos ter mais uma semana seca e quente”, afirma o meteorologista.

Sobre o Grupo Climatempo

O Grupo Climatempo é a principal empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de dois mil clientes oferece conteúdo meteorológico estratégico para o setor de agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.

O Portal Climatempo transformou-se no veículo líder em visitação do país. É referência na divulgação de conteúdo que estimula a consulta diária de previsão do tempo. Classificado nos principais institutos de pesquisa entre os 30 sites mais visitados do país em língua portuguesa, é visitado por mais de 1,5 milhão de usuários por dia, chegando a quase 3 milhões nas vésperas de feriados e durante fenômenos extremos de tempo e clima, com um crescimento anual na marca de 30%. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país. 

Tags:

Fonte: Linhas Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ciitros/Cepea: Clima desfavorável e greening resultam em menor colheita desde 88/89
HF Brasil/Cepea: Equipe de citros comemora 30 anos de divulgação de preço em época de cenário favorável ao citricultor
Safra de laranja de SP e MG cairá 24% em 24/25 ao menor nível em 36 anos
Citros/Cepea: Calor e falta de chuvas preocupam citricultor
Calor no momento da florada afetou início da safra da laranja em São Paulo