Safra 2017/18 de laranja de SP e MG cresce 62% ante 2016/17, diz Fundecitrus

Publicado em 10/04/2018 10:47

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de laranja 2017/18 no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, onde está situada a maior parte da indústria exportadora de suco do Brasil, atingiu 398,35 milhões de caixas de 40,8 kg, a quarta maior da história, informou nesta terça-feira o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).

O volume colhido representou um aumento de 62 por cento ante a temporada 2016/17, atingida por problemas climáticos, ficando ainda 25 por cento acima da média dos últimos dez anos, afirmou o Fundecitrus em seu balanço final sobre o ciclo.

A produção 9,3 por cento superior à projeção inicial, de maio de 2017, deverá colaborar para uma recuperação das exportações de suco de laranja do Brasil, o maior exportador global.

Conforme o Fundecitrus, a produtividade foi recorde na safra, com 1.033 caixas por hectare, ante 634 caixas no ano anterior, puxada por condições climáticas favoráveis durante a fase de florescimento, a partir de agosto de 2016.

Com efeito, chuvas abundantes em 2017 e início de 2018 em todas as regiões produtoras acarretaram no aumento do peso dos frutos, que atingiu 166 gramas. Melhora nos tratos culturais também responderam pelo bom resultado na temporada.

"Uma boa safra decorre de dois fatores: clima favorável e cuidados adequados com os pomares. Em 2016 e 2017 o clima foi excepcional, além disso os citricultores investiram mais em fertilizantes e defensivos, o que se refletiu na produção deste ano", resumiu o gerente-geral doFundecitrus, Juliano Ayres, em nota.

Segundo o coordenador da pesquisa do Fundecitrus, Vinícius Trombin, "a taxa de queda de frutos ficou 1,19 ponto percentual abaixo da projetada inicialmente para a safra, encerrando-se em 17,31 por cento".

"Mais laranjas foram colhidas em função da maior retenção de frutos nas plantas", comentou Trombin.

(Por Roberto Samora e José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário