Clima contribui e safra da laranja tem produtividade recorde em SP e MG

Publicado em 24/04/2018 12:00
Produção ficou em 398,35 milhões de caixas, de acordo com levantamento do Fundo de Defesa da Citricultura - Fundecitrus

O clima contribuiu para uma produtividade recorde na safra 2017/18 da laranja no parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais. O tempo adequado para o desenvolvimento das plantações influenciou no enchimento dos frutos. “O aumento da produção se deu principalmente por conta das chuvas abundantes, que ocorreram no fim de 2017 e no início de 2018, em todas as regiões produtoras (1.373 mm, em média) e que levaram ao aumento do peso dos frutos (166 gramas)”, explica Vinicius Trombin, coordenador de pesquisas do Fundecitrus.

De acordo com levantamento da empresa, a produção ficou em 398,35 milhões de caixas, a quarta maior já registrada nos trinta anos de série histórica. O número é 62% mais alto do que o resultado de 2016/17 e 25% acima da média dos últimos 10 anos. No total, foram colhidas 1.033 caixas por hectare. “No ano passado, os citricultores investiram mais em fertilizantes e defensivos. Os tratos culturais adequados contribuíram também para a boa fixação dos frutos nas árvores e diminuíram a taxa de queda, que ficou em 17,31%”, conta Trombin.

Segundo o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, a resposta positiva desta última safra está associada ao aumento do investimento em defensivos e fertilizantes, já que climatologicamente falando a situação foi semelhante em 2016/17. De qualquer forma, para a safra 2018/19, a situação deve ser mais uma vez favorável, com chuvas regulares intercalando com curtos períodos quentes e mais secos.

Sobre o Grupo Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensalmente.

Em 2015, passou a investir ainda mais fortemente em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes.

Atualmente, a Climatempo é a principal empresa de consultoria meteorológica do país e possui serviços especializados para atender mais de 22 segmentos da economia. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário