Citros: Produção de 2018/19 deve cair mais de 30%

Publicado em 10/09/2018 16:43

Como esperado por agentes do setor, a reestimativa da safra 2018/19 de laranja do cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro) apontou recuo de 31,4% em relação à temporada passada (2017/18). Os dados atualizados da PES (Pesquisa de Estimativa de Safra) foram divulgados nesta segunda-feira (10), pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), e indicam que a produção deve totalizar apenas 273,3 milhões de caixas de 40,8 kg de laranja – volume 5,2% inferior ao do primeiro relatório, de maio.

A queda vai ao encontro das perspectivas iniciais do Hortifruti/Cepea, de que o desempenho da produção em 2018/19 estaria comprometido, devido às elevadas perdas da florada principal (ocorridas entre agosto e outubro/17), bem como à falta de chuva no primeiro semestre de 2018.

Segundo o Fundo, todas as variedades registraram peso médio inferior ao projetado em maio, em decorrência da estiagem (de maio a julho), mais severa que a prevista anteriormente. As primeiras expectativas, que já indicavam um ano menos chuvoso, previam volume acumulado de 101 mm nestes três meses, conforme o relatório. Contudo, as chuvas acumuladas foram de apenas 36 mm no período – 73% inferior à média histórica, configurando a pior seca para esses meses nos últimos dez anos. A segunda reestimativa da safra será divulgada pelo Fundecitrus em fevereiro/19.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário