Citros: Perspectivas iniciais quanto à safra 2019/20 são otimistas

Publicado em 16/10/2018 15:23

Apesar de ainda ser cedo para estimar resultados, citricultores indicam que as floradas que darão origem às laranjas da safra 2019/20 foram volumosas, especialmente nos pomares em que a atual produção (2018/19) foi mais prejudicada – devido à menor carga de frutas. A partir de agora, o bom desenvolvimento dependerá da fixação das flores e também do clima.

De modo geral, as chuvas registradas no estado de São Paulo em setembro favoreceram o "pegamento" das floradas, uma vez que as umidades do solo e do ar e a temperatura mais estável são fatores essenciais para a produção. As primeiras aberturas de flores, vale lembrar, foram verificadas na segunda quinzena de agosto – e, desde então, produtores aguardavam o retorno das chuvas, temendo que o cenário observado em 2017 se repetisse (quando, neste período, o clima comprometeu o desenvolvimento da safra 2018/19).

Já para este mês, a previsão de Climatempo é de aumento da umidade e do calor em toda a região Sudeste, com chuvas mal distribuídas e concentradas em poucos dias do mês. O clima úmido neste período pós-florada, no entanto, preocupa citricultores quanto aos riscos de podridão floral ("estrelinha"), doença fúngica que afeta as flores e que pode impactar na produção da safra. Nesse sentido, produtores têm redobrado os cuidados no campo, realizando medidas para fortalecimento da planta e pulverizações constantes, para evitar que a temporada 2019/20 seja prejudicada.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário