Citrus: Furacão Dorian se aproxima da Flórida e pode prejudicar produção do estado

Publicado em 02/09/2019 11:14
160 exibições

O furacão Dorian, que atingiu as Bahamas no fim de semana, está se aproximando da costa sudeste dos Estados Unidos. O National Hurricane Center estima que o fenômeno chegará à Flórida (maior produtor de citros dos EUA) entre a noite de hoje (02) e a madrugada de terça-feira (03), mas ainda não é possível afirmar qual será seu caminho, intensidade e efeitos. Além deste estado, o governo norte-americano declarou emergência à Geórgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte.

Conforme noticiado pela mídia, a World Weather estima que o Dorian poderá atingir pelo menos um quarto das principais áreas de cultivo da Flórida. Assim, caso chegue às regiões central ou sul do estado, a produção citrícola local poderá ser afetada, uma vez que as frutas nas árvores já estão formadas e em período de enchimento – com tamanho e peso elevados e mais suscetíveis, portanto, a queda. Neste período, furacões podem aumentar a taxa de queda dos frutos e, em caso de grande intensidade de ventos, derrubar as árvores e gerar efeitos tardios – como ocorrido em 2017, devido à passagem do furacão Irma.

Após o anúncio da aproximação do Dorian, os contratos de suco de laranja concentrado e congelado, com vencimento em novembro, têm operado em alta na Bolsa de Nova York. Entre quinta e sexta-feira (29 e 30/08), as cotações fecharam à média de US$ 1.540,48/tonelada, valor 8,5% superior ao do mesmo período da semana passada.

Segundo o NHC, ao tocar as Bahamas com categoria 5 (a mais forte na escala Saffir-Simpson), o Dorian se igualou ao recorde de furacão mais potente do Atlântico, ocorrido em 1935.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Tags:
Fonte: Cepea/Hortifruti

0 comentário