Citrus: Furacão Dorian se aproxima da Flórida e pode prejudicar produção do estado

Publicado em 02/09/2019 11:14

O furacão Dorian, que atingiu as Bahamas no fim de semana, está se aproximando da costa sudeste dos Estados Unidos. O National Hurricane Center estima que o fenômeno chegará à Flórida (maior produtor de citros dos EUA) entre a noite de hoje (02) e a madrugada de terça-feira (03), mas ainda não é possível afirmar qual será seu caminho, intensidade e efeitos. Além deste estado, o governo norte-americano declarou emergência à Geórgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte.

Conforme noticiado pela mídia, a World Weather estima que o Dorian poderá atingir pelo menos um quarto das principais áreas de cultivo da Flórida. Assim, caso chegue às regiões central ou sul do estado, a produção citrícola local poderá ser afetada, uma vez que as frutas nas árvores já estão formadas e em período de enchimento – com tamanho e peso elevados e mais suscetíveis, portanto, a queda. Neste período, furacões podem aumentar a taxa de queda dos frutos e, em caso de grande intensidade de ventos, derrubar as árvores e gerar efeitos tardios – como ocorrido em 2017, devido à passagem do furacão Irma.

Após o anúncio da aproximação do Dorian, os contratos de suco de laranja concentrado e congelado, com vencimento em novembro, têm operado em alta na Bolsa de Nova York. Entre quinta e sexta-feira (29 e 30/08), as cotações fecharam à média de US$ 1.540,48/tonelada, valor 8,5% superior ao do mesmo período da semana passada.

Segundo o NHC, ao tocar as Bahamas com categoria 5 (a mais forte na escala Saffir-Simpson), o Dorian se igualou ao recorde de furacão mais potente do Atlântico, ocorrido em 1935.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário