Leilões de PEP e Pepro oferecem apoio ao escoamento de mais 5 mil t de laranja gaúcha

Publicado em 21/11/2019 13:59

Novos leilões em apoio à produção de laranja de agricultores do Rio Grande do Sul estão previstos para serem realizados ainda este mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na próxima terça-feira (26), será ofertado suporte ao escoamento de 5 mil toneladas do produto in natura da safra 2019/20, sendo 2,5 mil t por meio do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e 2,5 mil t pelo Prêmio para Escoamento de Produto (PEP).

O preço da laranja gaúcha, previsto no edital, será de R$ 0,39/quilo ou o equivalente a R$ 15,95 por caixa de 40,8 kg. Para participar do leilão, as cooperativas terão até o dia 9 de janeiro próximo para efetuar o cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican).

O limite oferecido por produtor rural continua de no máximo 200 toneladas, participante ou não de cooperativa. O produto pode ser escoado para qualquer região do país. Na última operação, realizada dia 19/11, houve negociação para 17,6% das 5 mil toneladas de laranja disponibilizadas via Pepro.

Com esta nova oferta, já chega a uma série de cinco rodadas de comercialização realizadas pelo governo federal com vistas a ajudar os agricultores no escoamento do produto e com isso equilibrar os preços de mercado da fruta no estado, que se encontram abaixo do mínimo oficial.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário