Hortifruti: Impactos do acordo Mercosul-UE ao suco de laranja

Publicado em 02/12/2019 10:52

O Brasil é o maior exportador mundial de suco de laranja e a União Europeia é o principal destino, representando quase 70% dos envios nacionais na safra 2018/19 (de julho/18 a junho/19), de acordo com o Cepea/Hortifruti. O setor processador é extremamente importante para o escoamento da laranja – no estado de São Paulo, indústrias absorvem mais de 80% da produção de fruta.

Mesmo com o domínio brasileiro no exterior, o México já tem ganhado espaço neste segmento, principalmente nos envios aos Estados Unidos, o segundo principal destino do Brasil. Nos dois principais destinos, o consumo de suco de laranja está caindo, perdendo espaço para outras bebidas, como águas saborizadas, energéticos e até mesmo outros tipos de suco.

E este cenário torna ainda mais importante a redução tarifária, visto que diminuiria o preço que o produto chega até o importador europeu e, consequentemente, ao consumidor local, podendo deixar a bebida mais atrativa frente às demais opções disponíveis nas gôndolas. Além disso, ao reduzir o preço do suco de laranja, é possível que empresas de bebidas optem por ampliar o uso do produto como ingrediente em suas bebidas.

cepea hortifruti suco de laranja

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário