CitrusBR: queda em tarifa abre espaço a melhor estrutura de embarque na China

Publicado em 26/12/2019 10:20
As medidas entram em vigor em 1º de janeiro e devem derrubar as tarifas de importação sobre mais de 850 commodities


O recuo nas tarifas de importação de suco de laranja anunciado na segunda-feira, 23, pela China abre espaço para que o Brasil possa estudar a possibilidade de melhora na estrutura de embarques ao país asiático. "A China compra FCOJ (suco de laranja concentrado congelado) e o NFC (não concentrado) e, para que o Brasil seja mais competitivo no envio de NFC ao mercado chinês, é vital ter uma estrutura a granel naquele país", afirma o diretor executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Ibiapaba Netto.

Segundo ele, outros compradores da bebida como Japão, Europa e Estados Unidos já têm esse tipo de estrutura.
Em comunicado, o governo chinês informou que as tarifas referentes aos códigos de exportação (NCMs) 2009.12 - para o NFC - e 2009.19 - para outros sucos - caem de 30% para 15%. O executivo da CitrusBR explica que a redução nas taxas se aplica para a bebida cuja temperatura mínima exceda -18ºC. "Quando o suco é embarcado com exatos -18ºC ou mais frio, a tarifa é de 7,5%, seja ele concentrado ou não", acrescenta.

A mudança nas taxas é um pleito antigo da associação e atende solicitações feitas tanto pela CitrusBR quanto pelo governo brasileiro. O assunto chegou a ser debatido na China pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, e pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com as autoridades do país.

Ainda de acordo com o comunicado do governo chinês, o objetivo da mudança tarifária é "expandir ativamente as importações, estimular o potencial de importações e otimizar a estrutura de importações".
As medidas entram em vigor em 1º de janeiro e devem derrubar as tarifas de importação sobre mais de 850 commodities para um nível inferior à taxa determinada pela regra das nações menos favorecidas no comércio global.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário