Rotação de produtos com diferentes modos de ação deve ser realizada no manejo do psilídeo para evitar a sua resistência

Publicado em 22/10/2020 11:49 e atualizado em 23/10/2020 10:29

Para evitar a seleção de psilídeos resistentes aos inseticidas, é fundamental que a rotação de produtos com diferentes modos de ação seja realizada. O guia de controle químico do Fundecitrus, elaborado pelos pesquisadores da instituição Geraldo Silva Jr, Franklin Behlau, Marcelo Miranda e Renato Bassanezi foi desenvolvido para ser uma referência à prevenção e controle de psilídeo, além de cancro cítrico e pinta preta.

No caso do psilídeo, o material exibe os inseticidas que apresentam eficácia e diferentes modos de ação contra o inseto, e informa qual frequência, dose e aplicação devem ser utilizadas de acordo com a idade do pomar. Para a rotação, devem ser utilizados, no mínimo, três inseticidas com diferentes modos de ação.

O guia está disponível para download no site do Fundecitrus. Acesse pelo link: https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/manual_detalhes/guia-de-controle-quimico/80

A nova edição da revista Citricultor destaca a alta população de psilídeos observada no campo nos últimos meses. Para ler o conteúdo, acesse: https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/revista_detalhes/revista-citricultor---edicao-53/69.

Tags:

Fonte: Fundecitrus

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Citrosuco anuncia fundo de pensão do Canadá PSP como novo acionista
Citros/Cepea: Maior umidade favorece safra, mas ventos e granizos preocupam
Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam riscos de doenças na citricultura
Citros/Cepea: Setor exportador nacional tem alívio tarifário
Após isenção para suco, EUA retiram parte dos subprodutos da laranja da tarifa de 40%
Clima seco limita produtividade dos pomares citrícolas no Brasil