Relatório da FAESP aponta produção de 307 milhões de caixas de laranja na safra 2023/24

Publicado em 22/02/2024 16:48
O ritmo da colheita nessa safra é consideravelmente mais acelerado que o da safra anterior

A FAESP está divulgando o relatório “Acompanhamento da Safra de Laranja – 4ª Estimativa”, elaborado pelo Departamento Econômico da FAESP, com base em dados da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES), realizada pelo Fundecitrus em parceria com Markestrat, FEA-RP/USP e FCAV/UNESP.

O relatório aponta uma previsão de 307,22 milhões de caixas de laranja na safra corrente do Cinturão Citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, quase 7 milhões de caixas a menos que na safra anterior.

O ritmo da colheita nessa safra é consideravelmente mais acelerado que o da safra 2022/23. Em janeiro desse ano 95% dos frutos haviam sido colhidos, mas no mesmo período do ano passado a colheita atingia 88%.

O adiantamento da colheita foi uma medida importante para evitar perdas maiores na safra, mas acarretou a redução do tempo das laranjas no campo, afetando seu desenvolvimento e, consequentemente, seu tamanho: o peso médio dos frutos neste ciclo é estimado em 160 g, valor menor que a média dos últimos dez anos, de 163 g. Além do adiantamento, questões climáticas e o agravamento do greening impactaram a safra 2023/24.

Para informações adicionais, por região e variedade de laranja, faça o download do relatório completo neste link. Confira também o Painel de Dados do site da FAESP, que disponibiliza relatórios relevantes sobre o setor agropecuário.

Fonte: Faesp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safra de laranja de SP e MG cairá 24% em 24/25 ao menor nível em 36 anos
Citros/Cepea: Calor e falta de chuvas preocupam citricultor
Calor no momento da florada afetou início da safra da laranja em São Paulo
Citros/Cepea: Preços seguem em queda; processamento deve ganhar ritmo este mês
Citros/Cepea: Maior oferta derruba preço da tahiti em quase 30% na semana