Citrosuco fortalece parcerias estratégicas para impulsionar a inovação no setor citrícola
A Citrosuco, uma das principais exportadoras de suco de laranja do mundo, anuncia uma ampliação significativa de suas parcerias com centros de pesquisa e desenvolvimento, impulsionando assim a inovação tecnológica no setor citrícola. Nos últimos quatro anos, a empresa tem se dedicado intensamente ao desenvolvimento de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, reunindo uma equipe de pesquisadores altamente qualificados de diversas áreas para explorar temas de vanguarda, reforçando seu pioneirismo.
Buscando também fomentar a ciência no Brasil, a Citrosuco estabeleceu relações sólidas com instituições renomadas como a Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), a Unicamp e a Universidade de São Paulo (USP). Além disso, reforçando o compromisso em prol da sustentabilidade da citricultura, a empresa também tem projetos em parceria com a Fundecitrus e outros centros de pesquisa, garantindo um investimento em estudos nacionais e internacionais do mais alto nível.
De acordo com Eduardo Lopes, integrante do grupo de estudiosos da Citrosuco, a empresa acompanha de perto o lançamento das patentes provenientes desses centros de pesquisa, buscando sinergias com seus negócios e fornecendo materiais essenciais para os pesquisadores. Além disso, como parte de sua estratégia de inovação, a Citrosuco tem estabelecido parcerias estratégicas com startups, universidades e clientes, empenhando-se na busca por soluções que sejam tolerantes ao Greening (HLB), uma doença prejudicial aos pomares de citros.
“Recentemente anunciamos uma das parcerias mais notáveis em colaboração estratégica com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), marcando um avanço significativo na jornada da empresa em direção à pesquisa competitiva e ao desenvolvimento tecnológico”, diz Eduardo. O objetivo deste projeto é estabelecer um centro especializado em pesquisa e engenharia, voltado para desafios tecnológicos relevantes no setor agrícola, como automação de processos, recomendação de fertilizantes e bioestimulantes, que busca tecnologias para redução de impacto ambiental, mas também abre portas para bolsas de estudos no setor.
Além disso, a Citrosuco formalizou um contrato exclusivo com a Embrapa, concentrando esforços no desenvolvimento de variedades de porta-enxertos adaptadas para condições de baixa disponibilidade de água. Essa colaboração não só apoia a seleção de materiais, mas também assegura a disponibilidade de recursos exclusivos após um período de 10 anos de pesquisa, visando a sustentabilidade da citricultura.
"Estamos comprometidos em impulsionar a inovação e a competitividade em nosso setor, buscando soluções que beneficiem não apenas nossa empresa, mas toda a cadeia produtiva agrícola", afirmou Tomás Balistiero, COO da Citrosuco. Com essas iniciativas, a Citrosuco reafirma seu compromisso com o desenvolvimento contínuo do setor agro, destacando nossa vanguarda pela e a busca incessante por práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis, além de contribuir com o avanço científico do país.
0 comentário
Safra de laranja da Flórida pode cair 16%; impacto dos furacões ainda não avaliado, diz USDA
Citros/Cepea: Chuvas devem trazer alívio a produtores
CNA discute tecnologias para controle do greening do citrus
Citros/Cepea: Laranja atinge novos recordes em setembro
Citricultura: Força-tarefa realiza trabalho de educação e notifica mais de 30 viveiros em todo o Estado
Citros/Cepea: Compradores de SP buscam alternativas para abastecer o mercado de laranja em outros estados