Citrus: Mapa e estados avaliam transporte de frutos com pinta preta

Publicado em 13/05/2009 17:41
Representantes da área de sanidade vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa) e dos serviços de Defesa Agropecuária dos principais estados produtores de citrus se reuniram para tratar do trânsito de frutas cítricas de áreas contaminadas pela pinta preta para áreas livres da doença, nesta quarta-feira (13), <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Brasília. Estiveram representados Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Com base nas Instruções Normativas Nº 3, de janeiro de 2008, e Nº 1, de janeiro de 2009, o grupo chegou ao consenso de que material vegetativo, como folha e outras partes da planta, deve ser eliminado devido ao risco de introdução da doença em áreas livres. Apenas uma pequena parte do pedúnculo pode ser mantida para preservar a qualidade da fruta.

Na próxima semana, em Aracaju/SE, especialistas se reunirão para avaliar o risco de frutos com sintomas introduzirem a doença em áreas livres.

Pinta preta - Também conhecida como mancha preta dos citros, a doença é causada pelo fungo Guignardia citricarpa, que afeta todas as variedades de laranjas doces, limões verdadeiros, tangerinas e híbridos. É disseminada por meio de mudas, restos de material vegetal, água da chuva e esporos do fungo espalhados pelo vento. A doença deprecia esteticamente os frutos, no entanto, não provoca alterações no sabor nem causa risco à saúde humana.

 

 

Fonte: Mapa

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Itaú BBA: Clima adverso e greening reduzem estimativa da safra de laranja 2025/26
Citros/Cepea: Exportações caem para UE, mas crescem aos EUA
Prazo para entrega de relatório Cancro/Greening referente ao segundo semestre vai até 15 de janeiro
Citros/Cepea: Safra 25/26 pode ficar abaixo de 300 mi de caixas pelo 2º ano
Segunda reestimativa da safra de laranja 2025/26 em SP e MG prevê produção de 294,81 milhões de caixas
Citros/Cepea: Tahiti inicia dezembro com reação de preços