Laranja: Safra paulista deve atingir 318,6 milhões de caixas

Publicado em 03/11/2010 15:16

Os números foram apresentados nesta quarta-feira, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília/DF pelo ministro Wagner Rossi e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio. O levantamento é fruto da parceria da Conab com a Secretaria paulista. A safra agrícola de laranja 2009/2010 deve chegar a 318,6 milhões de caixas (40,8 kg).
Desse total, 292,7 milhões de caixas são destinados à comercialização, uma vez que 1,9 milhão de caixas vai para o consumo doméstico e 24 milhões de caixas são computados como perdas. Segundo os técnicos responsáveis pelo levantamento,  do total do volume esperado, 83,4% são destinados às indústrias processadoras de suco (244,2 milhões de caixas) e 16,6% (48,5 milhões) ao mercado in natura.
A produtividade média estimada nesse primeiro levantamento foi de 1,7 caixa por pé. Segundo os técnicos, a baixa produtividade está atrelada principalmente a fatores climáticos como as chuvas ocorridas durante a floração da respectiva safra, que ocasionou alto índice de “estrelinha” (podridão floral) nos pomares, e a forte estiagem desse ano que prejudicou o desenvolvimento dos frutos e antecipou a maturação, o que influenciou na tomada de decisão dos produtores em antecipar a colheita para evitar maiores perdas.
A área total ocupada com laranja no Estado soma 620.146 hectares, com densidade média de plantio da ordem de 406 pés/ha, variando de 503 pés/ha, nos pomares com menos de 4 anos, até 350 pés/ha naqueles mais antigos, com mais de 8 anos.
A estimativa final da safra agrícola 2009/10 será obtida de levantamento realizado em novembro de 2010, segundo a mesma metodologia do levantamento atual, e deverá trazer informações mais precisas para a cultura da laranja. A pesquisa fornecerá, também, uma prévia de produção para a safra agrícola 2010/11.
Os resultados prévios para a futura safra de laranja, 2010/2011 indicam que citricultores tem a intenção de plantar 9,7 milhões de pés novos em uma área de 20.457 hectares, revelam os técnicos. Dados qualitativos mostram que esse plantio será, em sua maioria, executado pelos grandes produtores, em recentes áreas (região de Mogi-Mirim, Lins e Marília), com novas técnicas na condução das lavouras, como adensamento, podas e irrigação. Eles também pretendem renovar cerca de 36.000 hectares do parque laranjeiro, observam os responsáveis pelo levantamento. “Entretanto poderão ser erradicadas, em um montante de 22.346 hectares, provavelmente áreas ocupadas com laranja, em regiões mais suscetíveis aos problemas fitossanitários.”
O Estado de São Paulo é o principal produtor nacional de laranja, responsável por aproximadamente 80% do volume produzido. Em termos regionais, a produção de laranja no Estado pode ser dividida em dois grupos: a região tradicional, constituída pelos EDRs (Escritórios Regionais de Desenvolvimento Rural) de Araraquara, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, General Salgado, Jaboticabal, Limeira, Mogi-Mirim, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Votuporanga; e a região nova, constituída por Avaré, Bauru, Botucatu, Itapetininga, Itapeva, Jales, Jaú, Lins, Piracicaba e Sorocaba. Esta última região, por reunir condições adequadas à atividade quanto às condições edafo-climáticas e ainda ser pouco susceptível às novas doenças, tem contribuído para a instalação do parque citrícola.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Secr. de Agr. de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário