Pomares de laranja estão em boas condições em SP e MG

Publicado em 04/03/2011 10:05
Regiões Norte e Nordeste, no entanto, tiveram frutos comprometidos em função da estiagem.
O retorno das chuvas, que possibilitou a recuperação da umidade dos solos, garantiu as condições fitossanitárias para o crescimento das laranjas em São Paulo e Minas Gerais. O momento é favorável para a expansão da produção dos pomares e nenhuma anomalia que possa comprometer os frutos foi detectada, gerando expectativas para um bom rendimento da safra.

Parte dos pomares das regiões Centro, Norte e Noroeste, que tiveram a terceira florada observada no mês de janeiro, mostraram baixa intensidade e pegamento. A principal florada nessas regiões foi a segunda, ocorrida em outubro. Já na região Sul, a primeira florada foi melhor. Assim, os frutos, dessa última região, encontram-se mais adiantados do que os das demais regiões produtoras.

Nas regiões Norte e Noroeste, no entanto, o período de estiagem dos meses de janeiro e fevereiro comprometeu muitos frutos, que estão ainda pequenos e com tamanho menor do que o comum para este período do ano. Assim, alguns técnicos já cogitam a possibilidade de que a colheita comece antes nessas áreas para possibilitar uma maturação mais precoce. As informações partem do boletim Somar de Meteorologia

Tags:

Fonte: Agência Safras

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Clima adverso e greening reduzem estimativa da safra de laranja 2025/26
Itaú BBA: Clima adverso e greening reduzem estimativa da safra de laranja 2025/26
Citros/Cepea: Exportações caem para UE, mas crescem aos EUA
Prazo para entrega de relatório Cancro/Greening referente ao segundo semestre vai até 15 de janeiro
Citros/Cepea: Safra 25/26 pode ficar abaixo de 300 mi de caixas pelo 2º ano
Segunda reestimativa da safra de laranja 2025/26 em SP e MG prevê produção de 294,81 milhões de caixas