Brasil terá levantamento oficial da safra de laranja

Publicado em 20/04/2011 10:15 677 exibições
Pela primeira vez o país terá um levantamento oficial da safra de laranja. O anúncio será feito dentro de duas semanas. A informação é aguardada com expectativa pelo mercado internacional, já que o Brasil é líder na produção da fruta e na exportação de suco de laranja.

O levantamento foi feito em São Paulo, Estado que concentra 80% da produção de laranja do país. O principal entrave foi convencer as indústrias a repassarem os dados de produção da fruta nas fazendas.

– A informação que chegou é que uma indústria que efetivamente não quis abrir as informações necessárias para fazer um levantamento de safra. Mas pela metodologia da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto de Economia Agrícola (IEA), há possibilidade de realmente englobar, mesmo se essa indústria, efetivamente, que não forneceu a abertura da sua fazenda – informa o presidente da Câmara de Citricultura, Marco Antônio dos Santos.

O levantamento da safra de laranja, feito pela Conab e pelo IEA, será divulgado no dia 2 de maio pelo Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, durante a Agrishow em Ribeirão Preto, São Paulo.

A safra começa a ser colhida no mês que vem. A previsão inicial da Conab indicava aumento de 10% na produção em comparação à safra passada, chegando a 353 milhões de caixas de 40 quilos. Como 98% do suco produzido no Brasil é exportado, a estimativa oficial é aguardada com expectativa.

– Realmente todo mundo está segurando os números oficiais, porque é um número que pode repercutir no mercado internacional de suco, de preços, por isso há necessidade de ter esta segurança na divulgação – esclarece Santos.

Outros dois levantamentos deverão ser feitos em agosto e novembro.

Tags:
Fonte:
Canal Rural

0 comentário