Safra Paulista 2011/12 de laranja é estimada em 355 milhões de Caixas

Publicado em 05/05/2011 17:38

Estimativa de safra divulgada nesta quinta-feira, durante a Agrishow Ribeirão Preto, aponta para a safra 2011/12 um volume comercial a ser produzido de aproximadamente 355 milhões de caixas de 40,8 quilos no Estado de São Paulo. Estima-se que, desse total, 303 milhões de caixas terão como destino as unidades processadoras de suco e 52 milhões de caixas deverão ser destinadas ao mercado in natura.

A área total plantada no Estado está sendo estimada em 601,6 mil hectares, sendo 549,6 mil de pomares em produção, com uma produtividade prevista de 671,6 caixas por hectare (8,6% superior à produtividade por planta obtida na safra passada, de 1,75 caixas).

O levantamento foi realizado entre março e abril de 2011, numa parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


As influências climáticas ocorridas em 2010 foram favoráveis, isto é, o longo período de estiagem que prejudicou a safra passada foi fundamental para estressar a planta e induzir a excelente florada. A chuva veio na hora certa, o que foi fundamental para o “pegamento” dos frutos, e continuou em quantidade adequada para que os chumbinhos pudessem se desenvolver, o que também favoreceu as condições para os tratos fitossanitários dos pomares citrícolas.

MÃO-DE-OBRA – O levantamento ainda permitiu estimar, em março de 2011, que cerca de 211 mil trabalhadores estavam envolvidos na produção de laranja, sendo 66 mil trabalhadores permanentes (proprietário, arrendatário, parceiro e seus familiares, mensalista, tratorista e administrador), e 145 mil trabalhadores na categoria volantes. Nesta época do ano a ocupação de mão-de-obra está, principalmente, nos tratos culturais e na colheita das frutas “temporonas”.

O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura Wagner Rossi, o superintendente de informações do agronegócio da Conab, Airton Camargo, e pelo secretário de Agricultura em exercício, Antonio Julio Junqueira de Queiroz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Secr. de Agr. de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário