Safra de laranja de SP crescerá 10% com tempo favorável, diz Conab

Publicado em 06/05/2011 09:15
Estado responde por cerca de 85% da produção da fruta do Brasil. Nova safra foi estimada em 355 milhões de caixas de 40,8 kg.
A nova safra de laranja de São Paulo foi estimada em 355 milhões de caixas de 40,8 kg, ante uma previsão preliminar anunciada em janeiro de 353 milhões de caixas, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (5).

O volume estimado representa uma alta de 10% na comparação com a produção de 322 milhões de caixas da temporada passada, quando a safra foi afetada por problemas climáticos. Para 2011/12, os pomares paulistas têm sido beneficiados por um tempo favorável, avaliou a estatal, concordando com analistas.

"A chuva veio na hora certa, o que foi fundamental para o 'pegamento' dos frutos e continuou em quantidade adequada para que os chumbinhos (frutos pequenos) pudessem se desenvolver. Tais influências também favoreceram as condições para os tratos fitossanitários", avaliou a Conab em relatório.

O levantamento da Conab, feito em parceria com a Secretaria Estatual de Agricultura, apontou um aumento na produtividade de 8,6 por cento em relação à safra passada, para 671,6 caixas por hectare.

"Portanto, qualquer comparação entre as duas safras pode levar a ilação de que a safra 2011/12 terá produção muito maior, quando na verdade a citricultura paulista está apenas retornando a normalidade", acrescentou o relatório.

O estado responde por cerca de 85% da produção da fruta do Brasil, país que domina as exportações de suco de laranja.

A previsão divulgada nesta quinta-feira é a primeira após os técnicos da Conab contabilizarem os efeitos das últimas floradas. Os dados foram coletados entre março e abril.

Na temporada passada, chuvas em excesso prejudicaram a colheita, levando São Paulo a ter uma das piores safras em vários anos. O tempo úmido colaborou com a proliferação do fungo conhecido como 'estrelinha'.

A indústria de suco de laranja do Brasil, com exportações anuais de suco de cerca de 2 bilhões de dólares, também considerou nesta semana que a safra será maior.

A associação CitrusBR apontou que a nova safra de laranja do cinturão citrícola de São Paulo e Minas Gerais, de onde vem praticamente toda a matéria-prima da indústria exportadora de suco do Brasil, atingirá 387 milhões de caixas de 40,8 kg.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário