Produção paulista de laranja aumenta 27%

Publicado em 01/09/2011 12:00
Mais tecnologia e substituição de áreas improdutivas alavancaram a produção, que deve alcançar 377 milhões de caixas
A produção de laranja no estado de São Paulo deverá atingir 377 milhões de caixas de 40,8 kg durante a safra 2010/2011. Os dados fazem parte do último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciado nesta quinta-feira, 1º de setembro. Houve um aumento de cerca de 27% em relação à safra passada, que foi de 322,2 milhões de caixas, e de 6,22% comparado ao levantamento realizado em maio (355 milhões de caixas).

Em relação à área ocupada, o total diminuiu para 580,57 mil hectares, em relação à previsão anterior de 601,6 mil hectares. A redução se deve à erradicação de pomares improdutivos e à migração das pequenas propriedades para o plantio de cana-de-açúcar. A área em produção é de 535 mil hectares e a produtividade média atual chega a 704,8 caixas/hectares e 1,92 caixa/pé.

O crescimento da produção, apesar da redução de área observada no estudo, se deve à tecnologia aplicada aos novos pomares e à substituição de áreas improdutivas por novos plantios com maior potencial produtivo. Do total produzido, 86% (cerca de 324,3 milhões de caixas) vão para as indústrias processadoras de suco, enquanto 14% (52,79 milhões de caixas) seguem para o mercado de consumo in natura.
Saiba mais
 
A pesquisa da safra da laranja é feita pela Conab em parceria com a Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). São utilizados recursos de amostragem probabilística estratificada, seguindo o critério de segmentação.  O levantamento da fruta começou a ser realizado no segundo semestre de 2010.

Os dados foram coletados entre julho e agosto deste ano, com a aplicação de questionários junto às unidades de produção agrícola.

O estado de São Paulo é maior produtor de laranja do país, com participação de aproximadamente 75% da plantação da fruta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário