Caminho do Leite é um dos destaques da Agrishow

Publicado em 02/05/2018 07:55
Workshop na 5ª feira (3/5), no Centro de Cana do IAC, discutirá os diversos aspectos para a produção sustentável de leite

Como tornar o sistema de produção leiteira cada vez mais sustentável é um dos objetivos do Workshop “Caminhos do Leite”, que será realizado na quinta-feira, 3 de maio, no Centro de Convenções da Cana-de-Açúcar – IAC, durante a Agrishow 2018.

“Um sistema de produção leiteira é sustentável quando a produtividade e a qualidade do leite e outras fontes de renda dentro do sistema proporcionam uma maior renda ao produtor. Buscar essa produção sustentável é a alternativa ao produtor para aumentar a produtividade da terra, com padrões de preservação ambiental, agregando valor ao produto final. Dessa forma, o produtor deverá buscar o modelo que melhor adequar a atividade desenvolvida em sua propriedade e é isso que vamos discutir no Workshop ‘Caminhos do Leite’”, destaca a diretora geral do IZ, Renata Helena Branco Arnandes.

A programação terá início às 14h com a apresentação do pesquisador o IZ – Instituto de Zootecnia Anibal Eugênio Vercesi Filho “O que é o leite A2?” para mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto para seleção de genotipagem dos animais para os alelos da beta caseína A (A1 e A2), visando selecionar matrizes que produzam leite contendo a beta caseína A2, proteína altamente relacionada a benefícios decorrentes do consumo de leite à saúde humana, associada à manutenção dos níveis adequados de colesterol, manutenção de níveis glicêmicos e diminuição da incidência de alergia.

O médico veterinário Francisco Otaviano Fonseca Oliveira, especialista produto Leite Europeu da CRV Lagoa tratará da “Saúde e eficiência para a sustentabilidade dos sistemas de produção de leite”, seguido por Thiago Petrolini, coordenador Técnico Comercial Leite da Trouw Nutrition, que tratará de “Criação de bezerras: custo ou investimento?” e Bruno Scarpa Nilo, gerente de Produto Leite da GENEX Brasil, que abordará o tema “Índices compostos - rentabilidade em foco, a seleção mais assertiva dos touros”.

Às 16h, a pesquisadora do IZ, Luciana Gerdes fará uma apresentação a respeito das variadas formas de produção de leite nos sistemas integrados, demonstrando viabilidades técnica e econômica, além de benefícios ecológicos e ambientais, como ciclagem de nutrientes, cobertura do solo, fixação de carbono, conservação do solo e da água, modificação do microclima, bem-estar animal e redução na emissão ou melhoria no balanço de gases de efeito estufa – metano e óxido nitroso –, gerando, dessa forma, serviços ambientais.

O Diretor Executivo na Rede de Fomento à Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), William Marchió, referência em difusão da utilização da intensificação sustentável da pecuária, tratará de “Parceria Público Privada auxiliando na difusão da intensificação”. Para fechar as palestras, o médico veterinário Sergio Soriano, gestor da Fazenda Colorado (Araras/SP) há 24 anos fará a apresentação “Gestão de pessoas melhorando os processos e os resultados na produção de leite”.

Um debate entre os palestrantes será mediado pela diretora geral do IZ, Renata Helena Branco Arnandes.

A programação do Workshop se encerra com a apresentação “A Agroindústria de Pequeno Porte”, proferida por Cesar Daniel Krüger, diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cipoa), da Defesa Agropecuária e Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP), e com uma degustação de diversos tipos de queijos e vinhos produzidos por vinícolas paulistas.

Campanha #SomosdoLeite

O evento marca ainda o lançamento da campanha #SomosdoLeite, que visa fortalecer a atividade e valorizar os benefícios tanto econômicos da produção leiteira como também do produto leite para a saúde e bem-estar da população. “Inspirados no sucesso da campanha #SomosdaCarne, que vimos trabalhando há vários anos para valorizar a pecuária de corte brasileira, lançaremos durante a Agrishow a campanha #SomosdoLeite com o objetivo de engajar os envolvidos na pecuária de leite a valorizar a atividade”, destaca Carla Tuccilio, diretora do Terraviva Eventos, que realiza o Workshop Caminhos do Leite junto com a Revista Balde Branco, Instituto de Zootecnia - IZ, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Apoiam a iniciativa CRV Lagoa, De Heus, GENEX, GPB Leite e Trouw Nutrition.

Antes de iniciar a programação do Workshop, às 13h30 haverá a assinatura de um acordo de colaboração técnica entre a APTA, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e o Canal Terraviva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Percorrendo o Caminho do Leite

Os visitantes desta edição da Agrishow terão a oportunidade de percorrer o “Caminho do Leite”, instalado no espaço da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e saber mais sobre a produção de leite nos sistemas integrados com novilhas das raças Holandesa PB, Gir, Girolando e Jersey.

No “Caminho do Leite” o público poderá conhecer as ações de pesquisas com rebanhos leiteiros, relacionadas às áreas de nutrição e pastagens, comportamento e ambiência, melhoramento genético, sanidade e qualidade do leite.  

SERVIÇO

Workshop Caminhos do Leite
Data: 03 de maio de 2018 (quinta-feira)
Horário: A partir das 13h30
Local: Centro de Convenções da Cana-de-Açúcar, do Centro de Cana do IAC (Rodovia Antonio Duarte Nogueira, km 321 - Anel Viário Contorno Sul – Ribeirão Preto)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário