CNA participa de reunião da Câmara Setorial de Leite e Derivados

Publicado em 03/07/2019 11:30
98 exibições

O plano de melhoria da competitividade de produtos lácteos foi um dos temas debatidos na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na terça (2).

O diretor do departamento de estudos e prospecção da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Luís Rangel, apresentou o andamento das estratégicas do plano para promover a segurança jurídica para o pecuarista e para a indústria láctea.

“O plano de melhoria da competitividade do leite no Brasil é um dos projetos prioritários do Mapa devido à complexidade da cadeia produtiva considerando os riscos iminentes sofridos em relação à oscilação do mercado”, observou Rangel.

Ele acrescentou que as ações vão estimular a comercialização e a promoção da exportação para o aumento de produtividade, com o intuito incentivar o consumo de produtos lácteos.

O seguro rural customizado ao segmento foi outro ponto destacado. O assessor técnico da Comissão de Nacional da Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Thiago Rodrigues, está desenvolvendo análises sobre os produtos. A intenção é que a CNA mostre às seguradoras a necessidade e importância de viabilizar esse serviço.

Durante a reunião também foi anunciada a criação da Comissão Técnica Consultiva do Leite para atuar na gestão das Instruções Normativas 76 e 77 de 2018, que regulamentam a qualidade, conservação, acondicionamento e transporte do leite.

Entre as ações, será elaborado um manual de procedimento de fiscalização, documento único para nortear a conduta de produtores, fiscais e para a indústria. “Todos esses instrumentos visam aumentar a segurança jurídica do processo de gestão da qualidade da cadeia produtiva do leite”, destacou.

Fonte: CNA

0 comentário