Cooperativas paranaenses registram crescimento de 9,5% na captação de leite

Publicado em 19/05/2020 12:01
Unium ficou em terceiro lugar entre as principais captadoras do país; valores foram divulgados pelo 23º Ranking das Maiores Empresas de Laticínios do Brasil

A Associação Leite Brasil divulgou, nesta semana, o ranking com as maiores empresas de laticínios do país. O resultado é referente ao ano de 2019 e manteve entre as principais produtoras as 13 empresas que já figuravam na lista em 2018. Ao todo, o valor agregado de captação de leite registrou um aumento de 4,1% de crescimento, tendo Nestlé, Laticínios Bela Vista e Unium como as três principais captadoras. 

A Unium, Intercooperação de Lácteos das Cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, ficou entre as produtoras que registraram maior aumento de captação, com 9,5% de crescimento comparado a 2018 - valor que equivale a 1,252 bilhão de litros de leite. O resultado se deve ao modelo de negócios da instituição. Ao trazer para o Brasil o modelo de intercooperação e com os resultados recentes, em diversos setores, mostra-se que foi uma decisão acertada e que tende a crescer no mercado. 

Os números trazidos pelo ranking ainda mostram que a Unium conta com 1.293 produtores que geram, cada um, uma média de 1.676 litros de leite por dia. Ao todo, a produção diária da instituição gira em torno de 2.167.068 de litros por dia. Já na análise da soma das 13 empresas do ranking, o volume, que está estimado em 7,9 bilhões de litros ao ano, representa 31% da captação formal brasileira em 2019. 

Fonte: Unium

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Qualidade do leite depende de manejos adequados para a saúde e bem-estar animal
Tecnologia portátil para análise instantânea otimiza o monitoramento de qualidade do leite produzido pelo rebanho
Produção de leite cresce no RS, mas importações pressionam pequenas indústrias
Projeto fortalece cadeia produtiva do leite em comunidades rurais do Agreste pernambucano
Mercado pode virar depois das altas expressivas do leite pago ao produtor em julho
Agora é lei! Minas veta leite fluido produzido com leite em pó importado