Comissão rejeita projeto que susta critérios para a produção de leite

Publicado em 12/08/2021 08:45
Normativa do Ministério da Agricultura integra medidas para a modernização da cadeia leiteira

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 598/19, que susta norma sobre os critérios para produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru.

A Instrução Normativa 77, elaborada em 2018 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, integra medidas para a modernização da cadeia do leite e destina-se a estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial.

A Comissão de Agricultura da Câmara acolheu o parecer do relator, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG). “A modernização da cadeia leiteira é inevitável para que a produção nacional possa competir com o leite importado”, disse.

Para o autor da proposta, deputado Marcon (PT-RS), cooperativas de laticínios não conseguiram se adaptar às novas regras. “Essa norma fragiliza ainda mais a cadeia produtiva do leite, uma das principais da agricultura brasileira”, disse.

Tramitação

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto Radiografia da Produção Leiteira revela dados para contribuir com o desenvolvimento da atividade leiteira em Júlio de Castilhos (RS)
Embrapa Gado de Leite: Abril registra nova queda no custo de produção de leite
Produtores de leite do Brasil se mobilizam para doações aos criadores gaúchos
Captação de leite no RS vai sendo normalizada, com pequena perda em volume, diz liderança Do Sindilat
Preço do leite pago ao produtor sobe pelo 5º mês seguido, segundo média da Scot Consultoria