Conseleite/RS projeta recuperação parcial de prejuízos

Publicado em 23/06/2022 09:35

O valor de referência do leite projetado para o Rio Grande do Sul em junho é de R$ 2,6551 o litro. O indicador – que considera apenas os primeiros dez dias do mês –  foi divulgado pelo Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (Conseleite) na manhã desta terça-feira (21/06).

Segundo o coordenador do Conseleite, Eugênio Zanetti, a projeção reflete o momento de entressafra do leite no Sul do Brasil e a elevação de custos de produção no campo e na indústria, principalmente em função do reajuste de itens como o óleo diesel, o frete, as embalagens, e do próprio milho utilizado na ração do gado. “Os preços tiveram uma reposição necessária para garantir a rentabilidade da atividade leiteira”, ponderou.

O momento, alertou ele, é de estreitar o diálogo com o governo para tentar encontrar um ponto de equilíbrio. Nos últimos meses, o setor lácteo vem enfrentando perda de competitividade com o impacto tributário do novo Fator de Ajuste de Fruição (FAF), já que Santa Catarina e Paraná não têm esse aumento de carga tributária e ainda possuem fábricas de embalagens acartonadas e embalagens secundárias mais desenvolvidas que o Rio Grande do Sul. Essa perda de competitividade, aliada ao alto custo de produção, tem contribuído para a diminuição do número de produtores e do volume de leite ofertado no campo.

Fonte: Conseleite/RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Endividamento e queda nos preços do leite ao produtor por longo período deixam setor em alerta
Produtor amarga nona queda seguida nos preços do leite e margens apertam ainda mais
CNA defende fim do uso de nomenclaturas lácteas em produtos vegetais
Acordo Mercosul–UE reacende debate sobre competitividade do leite brasileiro e pressiona cadeia por eficiência e dados
Leite em 2025: alimento segura custos de produção em 3,0%
Importações de leite em pó mantêm pressão sobre produtores brasileiros