Farsul divulga primeiro relatório do Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru (ILC)

Publicado em 11/08/2022 08:13
Dados serão disponibilizados mensalmente

A Farsul divulgou, nesta quarta-feira (10/8), o primeiro relatório do Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru (ILC). O indicador tem objetivo de mensurar a variação dos preços de uma cesta de insumos que compõem 80% do custo de produção do leite e contribuir na compreensão da evolução dos custos de produção da cadeia láctea do Rio Grande do Sul. As primeiras informações são relativas a junho de 2022 e a atualização será mensal. Os dados também estão disponíveis no Farsul Big Data.

Confira AQUI o relatório completo

Houve uma queda de 2,56% nos custos de produção de junho, tendo nos Fertilizantes o principal responsável pelo resultado. Especialmente Ureia e o adubo 05-20-20 que tem a maior relevância dentro do grupo. A queda nos preços de milho e soja (média de 2%), principais insumos para alimentação das vacas de leite e tendo um peso muito relevante no indicador, também influenciaram nessa retração.

Outro ofensor foi a energia elétrica, que teve redução de 6% em média. Já a suplementação mineral teve elevação de 21%, sendo o destaque de alta no período. Apesar de expressiva, a queda registrada em junho ainda é inferior a abril que atingiu -5,89%.

No acumulado do ano, o ILC atingiu 4,12% em junho, ficando abaixo do IPCA (5,49%) e IPCA Alimentos (8,42%). Esta é a primeira vez, em dois anos, que a inflação medida no custo de produção do leite fica abaixo do IPCA. Em 12 meses, o ILC teve alta de 17,75%.

A Assessoria Econômica da Farsul destaca que, mesmo com a alta no acumulado, o indicador vem apresentando desaceleração. Junho foi o terceiro mês consecutivo com o indicador fechando em um patamar inferior a 20% da inflação no período.

Por outro lado, os preços dos insumos para a produção de leite cru seguem apresentando resultado superior a inflação oficial no acumulado. Em 12 meses, o IPCA registrou 11,89% e o IPCA Alimentos, 13,93%.

 

Fonte: Farsul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

GERAR Leite, registra avanço da taxa de prenhez média de 36,7% para 39,4% em vacas leiteiras
Plano Safra ignora realidade do campo e amplia preocupação com o futuro da produção
Sebrae Minas e Embrapa firmam parceria para fortalecer a pecuária leiteira com inteligência de dados
Casal transforma pequena propriedade em referência na produção leiteira em Açucena-MG
Fazenda eleva produção de leite em 50% após ajustes em manejo e ordenha
Oferta de forragens pode reduzir custos na pecuária leiteira