Setor Leiteiro leva pleitos ao presidente da Câmara dos Deputados e Receita Federal

Publicado em 30/11/2023 08:02

O grupo composto por FPPL, ABRALEITE, CNA e OCB discutiu nessa terça-feira o Programa Mais Leite Saudável com Representantes da Receita Federal no Ministério da Fazenda, para aprofundar a discussão sobre o Decreto nº 11.372/2023.

Este decreto mantém os incentivos fiscais para laticínios habilitados no Programa Mais Leite Saudável que executem programas de assistência técnica aos fornecedores. A alteração nos percentuais de aproveitamento dos créditos presumidos de PIS/Pasep e Cofins, estabelecida nessa medida outubro, busca fortalecer a produção interna de leite no Brasil.

De acordo com a nova norma que entrará em vigor em 1° fevereiro (após a noventena tributária), empresas de laticínios e cooperativas que importarem ou comprarem leite e outros lácteos importados não poderão aproveitar 50% de créditos presumidos e terão acesso a apenas 20% do benefício fiscal.
A proposta visa apoiar os produtores nacionais diante do aumento das importações de leite em pó subsidiado, principalmente da Argentina que estão inviabilizando a cadeia produtiva de leite nacional.

Já com o Presidente da Câmara, dep. Federal Arthur Lira, os representantes reuniram, para discutir outros pleitos do 2º Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite, como a neutralização das importações subsidiadas, renegociação de dívidas e a efetivação de aquisições governamentais de leite em pó em volumes consideráveis que surtam efeitos positivos.

O deputado Arthur Lira, que já foi produtor de leite, mostrou sensibilidade ao tema e comprometeu-se a debater a pauta com o governo, iniciando pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

A presidente da Frente Parlamentar em Apoio aos Produtores de Leite (FPPL), deputada Ana Paula Leão, também participou, formalizando os pleitos junto à presidência da Câmara. Estiveram presentes os deputados Rafael Pezenti, Rafael Simões, Marussa Boldrin, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite-ABRALEITE Geraldo Borges, o vice-presidente do Sistema Faemg Thiago Silveira, representantes da CNA, Vicente Nogueira coordenador da Câmara de Leite da OCB, e Domício Arruda presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Fonte: Abraleite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto Radiografia da Produção Leiteira revela dados para contribuir com o desenvolvimento da atividade leiteira em Júlio de Castilhos (RS)
Embrapa Gado de Leite: Abril registra nova queda no custo de produção de leite
Produtores de leite do Brasil se mobilizam para doações aos criadores gaúchos
Captação de leite no RS vai sendo normalizada, com pequena perda em volume, diz liderança Do Sindilat
Preço do leite pago ao produtor sobe pelo 5º mês seguido, segundo média da Scot Consultoria