Surto de gripe aviária em vacas leiteiras se amplia em Ohio, Kansas, Novo México

Publicado em 05/04/2024 07:35 e atualizado em 05/04/2024 08:30

Por Tom Polansek

CHICAGO (Reuters) - A gripe aviária infectou um rebanho leiteiro em Ohio pela primeira vez e foi detectada em rebanhos adicionais no Kansas e no Novo México, de acordo com o governo dos EUA, ampliando um surto em vacas que levantou preocupações sobre possíveis riscos para os seres humanos. 

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) confirmou infecções em rebanhos em seis estados desde que relatou pela primeira vez casos no Texas e no Kansas, em 25 de março.

A leiteria infectada em Ohio recebeu vacas em 8 de março de uma leiteria do Texas, que mais tarde confirmou a detecção de gripe aviária, disse o Departamento de Agricultura de Ohio.

O USDA disse que a transmissão da doença entre vacas não pode ser descartada.

Os casos iniciais no Texas e Kansas parecem ter sido introduzidos por aves selvagens, e a cepa do vírus nos casos subsequentes no Novo México, Michigan e Idaho foi muito semelhante, segundo o USDA.

As aves migratórias espalham a gripe aviária por todo o mundo desde 2022, infectando aves e outras espécies.

“No estado do Kansas, todos os dados de sequenciamento genético que podemos obter ainda indicam que se trata de um evento de repercussão da exposição a aves selvagens”, disse o comissário de saúde animal do Kansas, Justin Smith, em entrevista na quinta-feira.

A gripe aviária foi encontrada em três rebanhos leiteiros no Kansas, dois no Novo México, sete no Texas e um em Ohio, Idaho e Michigan, de acordo com o USDA.

A disseminação para um número crescente de espécies e seu alcance geográfico cada vez maior aumentaram os riscos de infecção humana, disse o chefe da Organização Mundial de Saúde Animal na quinta-feira.

Autoridades do Texas relataram na segunda-feira que um trabalhador agrícola testou positivo e o único sintoma foi inflamação nos olhos. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA consideram baixo o risco de gripe aviária para humanos.

(Reportagem de Tom Polansek; edição de Bill Berkrot)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço pago ao produtor avança pelo 6º mês seguido
Câmara Setorial do Leite do RS se reúne para discutir demandas emergenciais e estratégicas para a reconstrução
Sexta alta consecutiva do preço do leite pago ao produtor vem acompanhada de momento favorável na relação com os custos
Pesquisa avalia eficiência dos sistemas de produção na conversão de nutrientes em leite
Cooperativas vão investir mais de R$ 450 milhões em nova fábrica de leite em pó em Castro