Emater Goiás realizam entregas do PAA Leite
O Governo de Goiás, por meio da Emater Goiás, Secretaria de Agricultura do Estado (Seapa) e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), retomaram as entregas do Programa de Aquisição de Alimentos específico para a cadeia láctea (PAA Leite). Instituições sociais que assistem famílias em vulnerabilidade social dos municípios de Ipameri e Bela Vista de Goiás foram beneficiadas.
Por meio do PAA Leite, o Governo de Goiás compra o leite produzido por organizações associativas ou cooperativas de agricultores familiares e, após o beneficiamento, doa a entidades sociais, sendo repassado em seguida a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Em Ipameri, as doações foram para a Associação Pestalozzi, que assiste pessoas com deficiência no município, e para a Associação Adelino de Carvalho, que realizaram as entregas simultâneas para famílias da comunidade.
Para o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, essa é a etapa mais gratificante do programa. “As entregas fortalecem o trabalho realizado no campo pelos produtores de leite e garante alimento de qualidade na mesa das famílias goianas assistidas pelos programas sociais do estado”, comemora.
Já em Bela Vista, as entregas do PAA Leite foram realizadas para a Fundação Municipal do Idoso Casa Dona Neném Lucindo e para a Associação Obra do Berço, que semanalmente receberão 72 e 700 litros, respectivamente. O leite que está sendo doado foi adquirido da Cooperativa Agropecuária Mista de Bela Vista de Goiás (Cooperbelgo), que foi classificada no edital de seleção do programa.
A coordenadora da regional Rio das Antas, Géssyca Neves, acompanhou as entregas e conta que o leite será essencial na alimentação das pessoas assistidas por estas entidades. “Além de ser consumido na sua forma convencional, o leite também será utilizado para preparo de vitaminas, bolos e quitandas, que são utilizadas nas refeições que são servidas nesses locais”, explica.
A previsão é que, até março de 2025, sejam distribuídos 1,14 milhão de litros de leite, beneficiando cerca de 17 mil famílias em vulnerabilidade social em todo o estado. O investimento total desta edição do programa é de R$ 10 milhões, com recursos destinados à compra de leite produzido por cooperativas e associações de agricultores familiares. Após o beneficiamento, o leite é doado a entidades sociais, que, por sua vez, repassam o alimento a famílias que enfrentam insegurança alimentar e nutricional.
0 comentário

Projeto prevê compensação fiscal para produtores brasileiros de leite

Ano de 2025 inicia com deflação nos custos do leite

China suspendeu algumas restrições às importações de produtos lácteos alemães, diz ministério alemão

CNA discute pauta prioritária para o setor lácteo

Leite/Cepea: Competição por matéria-prima faz mercado alterar a tendência, e preço sobe em janeiro

Conseleite abre interiorização e indica leite projetado a R$ 2,5058 em fevereiro no RS