Argentina: Greve no Porto de Rosário caminha para o 11º dia e já causa prejuízos

Publicado em 12/03/2012 15:39
Há 11 dias uma greve no Porto de Rosário, na Argentina, está atrasando a exportação de milhões de dólar em mercadorias. 

Segundo informações do gerente geral da Câmara de Comércio de San Lorenzo, Gabriel Albo, as operações já foram suspensas em vários complexos portuários na grande Rosário. 

Atualmente, a Argentina é o segundo maior exportador mundial de milho, o terceiro de soja em grãos e o primeiro de farelo e óleo. Essas paralisações  interrompem a maior parte das exportações de grãos do país e podem ter um efeito cascata no mercado internacional. 

A colheita da soja está começando na Argentina e isso faz com que, a cada dia, aumente as ofertas da oleaginosa que chegam ao porto. Esse movimento deverá forçar as negociações entre autoridades e representantes da greve. No fim do dia, ainda hoje, o sindicato dos trabalhadores marítimos (SOMU) e os exportadores devem se reunir para buscar soluções que possam resolver o impasse. 

Essa greve, segundo informações da Câmara dos Portos Privados (CPPC), já teria impedido o carregamento de, pelo menos, US$ 400 milhões em produtos agrícolas. 
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rússia diz ter atacado dois centros de dados em Kiev e navios de carga no Mar Negro
Porto de Santos tem o melhor agosto em movimentação de contêineres
Operações voltam ao normal no porto de Santos após incêndio em equipamento
Incêndio atinge Terminal 12A no Porto de Santos
Reforma Tributária exige adaptação das transportadoras e amplia atenção à gestão no Oeste do Paraná
Safra recorde abre nova janela para investimentos em infraestrutura portuária no Brasil